Skip to main content

A 21ª edição do Sigma-Múndi foi marcada pelo retorno do projeto ao modelo 100% presencial e pela participação de 550 alunos do Colégio Sigma

No dia 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou uma invasão militar em larga escala contra a Ucrânia. O conflito foi o tema da Corte Internacional de Justiça (CIJ), na 21ª edição do Sigma-Múndi, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de maio e, após 2 anos, voltou a ser 100% presencial. “Esse retorno gerou um sentimento de que estávamos no primeiro ano de projeto, como se tudo fosse novidade. A procura foi grande e os estudantes desde a divulgação ficaram entusiasmados. Fizemos o maior  Sigma-Múndi de todos, com 550 alunos”, aponta Paulo Macedo, professor de Geografia do colégio e um dos coordenadores do programa. 

O projeto do Colégio Sigma leva para a escola simulações de conferências promovidas por organizações nacionais e internacionais que discutem assuntos políticos, sociais e econômicos. Durante 3 dias, discentes do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais ao Ensino Médio participaram de debates e simulações de reuniões da Organização Mundial da Saúde, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Senado Federal, ONU Mulheres, United Nations Security Council (UNSC) e outros. 

Paulo afirma que a iniciativa é uma forma dos estudantes vivenciarem novas experiências, desenvolverem oratória e aprenderem a resolver problemas de forma rápida e prática. “O projeto incentiva que os alunos pesquisem e estudem sobre assuntos além do que acontece diariamente em sala de aula”, afirma. “O objetivo é auxiliar na formação do jovem, para que ele no futuro desenvolva a capacidade de construir argumentos e participar de sustentações orais e debates”, pontua. 

Alguns dos temas debatidos nos comitês do 21º Sigma-Múndi foram: direito à privacidade nas redes sociais; medidas contra o aumento de casos de violência doméstica durante o lockdown; combate ao desmatamento de áreas ambientalmente preservadas para o agronegócio; a representatividade das minorias dentro do legislativo brasileiro e formas de combate às violências contra as minorias; vacinação contra a covid-19 e as diferentes posições governamentais; direitos das mulheres no mundo do trabalho; entre outros. Além das duas delegações históricas que abordaram o Gabinete Presidencial de Getúlio Vargas (1939 – 1945) e a Crise dos Mísseis (1962) – OTAN x Pacto de Varsóvia. 

Oportunidade

Sophia Cavalcante, da 3ª série do Ensino Médio da unidade da 912 Sul do Colégio Sigma, conta que essa foi a sua segunda participação no evento e comemora a oportunidade.  “Tanto em 2019, no meu primeiro Sigma-Múndi, quanto agora em 2022, eu fui impulsionada a sair da minha zona de conforto. É uma chance de conhecermos na prática diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho. Não são só os alunos que fazem com que eventos como esse funcionem tão bem, pela empolgação e engajamento, mas também os professores, coordenadores e direção que se empenham e se dedicam com tanto carinho nesses projetos e dão o incentivo que nós precisamos”, defende.

Para Camila Andrade, da 3ª série do Ensino Médio da unidade da 912 Sul do Colégio Sigma, foi muito especial retornar ao evento 100% presencial. “Foi muito especial, eu percebi que todos os participantes se esforçaram e aproveitaram ao máximo a oportunidade. Para mim, o grande diferencial é a possibilidade de desenvolvermos habilidades comunicativas, tão importantes para a nossa formação”, compartilha.