Antes da suspensão das aulas, Paula vinha em um ritmo de evolução no 1º ano. Com o afastamento das crianças da sala de aula, os encontros online iniciaram com todas as dificuldades e tivemos uma sequência de alterações de professoras. Possivelmente, se esse processo tivesse sido no modelo presencial, teríamos tido problemas, mas a equipe do Sigma é muito competente e o modelo de ensino remoto permitiu que eu acompanhasse de perto o trabalho. Posso afirmar que, apesar do distanciamento social, nunca me senti tão próximo da escola.
Como professor, sei que educar não é uma tarefa fácil. Mas especificamente, alfabetizar, apesar da delícia que é estar com crianças, é um super desafio. E se reinventar do dia para a noite para seguir em frente em meio à pandemia é quase que heroico. E como testemunha ocular, posso dizer que a equipe do Sigma possui heroínas.
As professoras merecem um elogio especial. Primeiro pela reinvenção. Da noite para o dia se viram em uma sala cheia de novos alunos “quicando” do outro lado da tela, além de pais acompanhando, uma câmera na frente, conduzindo uma aula gravada. Para completar ter que dominar uma aula planejada às pressas para atender e conduzir esses momentos sozinhas em suas casas, com uma tecnologia não necessariamente conhecida, e, como se não bastasse, com o contexto familiar no quarto ou sala ao lado.
Como foi o suporte da escola durante esse período?
T: Todas as professoras ouviram carinhosamente e atentas todos os lamentos e angústias, meus e da minha esposa, a cada fim de plantão, traçando conosco estratégias para a Paula. E muitos foram os plantões com brincadeiras de leitura desenhadas quase que exclusivamente para ela, muitas vezes única participante. E como se pudesse “padronizar professores”, obtivemos das três exatamente a mesma qualidade e carinho no trabalho. Janara, Dirce e Letícia abraçaram a “causa”. E se hoje a Paula está lendo, como numa corrida de bastão, todas possuem seu mérito.
Como está a leitura da Paula?
T: Paula hoje oficialmente lê. Ainda trocando uma letra ou outra, ainda juntando sílabas, ainda com erros aqui e ali, mas feliz, motivada a ler as diversas palavras que vê pela frente. Motivada a escrever carta para a Fada do Dente e nome das colegas.
Quais são os desafios daqui pra frente?
T: O desafio agora é manter a continuidade no trabalho que vem sendo realizado, considerando que estamos avançando no tempo sem muitas previsões. E sabemos que essa manutenção da motivação das crianças e da continuidade do conteúdo requer ainda mais de todos, em especial dos professores!