Skip to main content

Alunos do Colégio Sigma participam de evento online que simula Feira Medieval da Idade Média, como atividade interdisciplinar

By 2 de agosto de 2021Blog, Sigma

Um dos momentos mais importantes da história global, fundamental para o mundo como vemos hoje, a Idade Média, foi tema de um projeto realizado pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Sigma. O evento  já é tradicional na escola e, esse ano, foi 100% online. A atividade interdisciplinar – que envolve as cadeiras de História, Geografia, Português e Artes – é dividida em dois momentos. Primeiro os alunos elaboram pesquisas sobre a cultura, a religião, a política e a economia da época. Em seguida, reúnem o conteúdo pesquisado e fazem apresentações para familiares, alunos e convidados. Assim, caracterizados de cavaleiros, damas, camponeses, burgueses e clérigos, os adolescentes mostram o que foi aprendido.

 

Neste ano, as apresentações foram por meio de vídeo e os estudantes tiveram a liberdade de utilizar diferentes formas de expressão, desde jogos até o modelo tradicional, com slides, por exemplo. Para a professora de História da unidade de Águas Claras, Arineide Silva, o projeto é muito importante porque ressignifica um conteúdo que, num primeiro momento, o aluno pode pensar que está muito distante de sua vivência. “Além disso, desafia os nossos estudantes a desenvolverem outras habilidades como trabalhar em equipe, saber ouvir, se expressar em público, resolver conflitos, desenvolver ideias criativas. Ver o aluno como protagonista é enriquecedor, cada um contribuindo com a habilidade que tem”, compartilha.