logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

Área de exatas: como se dar bem na matemática?

Alunos na aula de exatas

A área de exatas, que envolve estudos e práticas cuja base é o raciocínio lógico, é uma das áreas que mais contribuíram para a formação da sociedade e das tecnologias que temos hoje ao nosso dispor. Sua aprendizagem se aprimora desde o ensino primário e evolui além da escola, podendo tornar-se a base da carreira profissional de muitos estudantes, como as engenharias, a ciência da computação e o desenvolvimento de sistemas, áreas de grande interesse para graduação. 

Dominar bem as matérias de exatas exige dedicação; dessa forma, o estudo faz parte de toda a vida ativa do profissional, e estar atualizado é fundamental.  Começar desde cedo esse processo contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, o que pode resultar em oportunidades de carreira cada vez mais atraentes.

Para se dar bem em exatas, é primordial que algumas dicas sejam colocadas em prática com o objetivo de tornar o processo mais fluido, chegando ao resultado desejado.

No Sigma, além da matemática no regular, temos a atividade complementar “A matemática é Básica” no contraturno para alunos de 9º do Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio. O curso aplica os fundamentos básicos da disciplina em diversas áreas, potencializando o conhecimento interdisciplinar e os resultados em provas e exames externos.

Melhore sua relação com a matemática e a lógica

A neurociência explica que a parte visual contribui muito para a realização de um cálculo matemático com mais rapidez e exatidão.

Por isso que, desde criança, temos o hábito de contar utilizando os dedos ou, ainda, usar  exemplos visuais para fazer um cálculo de subtração, sem contar os jogos de tabuleiro e os enigmáticos Tangran e Cubo Mágico, que são um desafio para a maioria das pessoas.

Mas esse recurso ótico não se aplica apenas à fase infantil, pelo contrário, grandes matemáticos contemporâneos atribuem seu talento graças às técnicas de memorização, raciocínio e lógica da parte visual do cérebro que armazena o conhecimento de quantidades.

Como resultado, o que era abstrato e sem significado torna-se visível e aplicável às mais diversas situações matemáticas, e isso favorece o estudo, principalmente para aprender novas matérias durante a fase escolar ou de ensino superior.

Em outras palavras, o seu sonho de estudar exatas pode estar mais próximo do que você imagina, uma vez que você compreende como seu cérebro funciona e qual estímulo dar a ele para que consiga realizar as mais diversas e complexas operações.

Fique atento às explicações teóricas

Como em um jogo de videogame, estudar a melhor forma de passar de fase é o caminho mais inteligente para evitar que o inimigo vença a partida, e na área de exatas, é a mesma coisa.

Por isso, aproveitar as explicações teóricas durante as aulas e tirar dúvidas com o professor o quanto antes beneficiam o processo de aprendizagem e a resolução dos exercícios.

Isso é extremamente importante, uma vez que o que você prende hoje será parte de outra fórmula ou operação mais rica em detalhes, então, reforçar e memorizar cada etapa (não apenas para o dia da prova) é o que lhe ajudará a se dar bem na área de exatas.

Quero visitar o site!

Faça exercícios de matemática

Resolver exercícios é prazeroso, e esse pensamento não é apenas dos que gostam das matérias em questão, mas também daqueles que veem o quanto as disciplinas favorecem as mais diversas áreas da nossa vida.

Por isso, quanto mais praticar, melhor ficarão suas habilidades em ver como essa é uma das principais áreas do conhecimento humano que agregam valor na construção de um mundo sem fronteiras.

Fazer exercícios de matemática para além das tarefas escolares é primordial para desenvolver o raciocínio e conseguir resolver, de diversas formas, um problema que envolva números.

E para os alunos do Ensino Médio, a necessidade é ainda maior, portanto, saber oque estudar de exatas para o Enem e com antecedência contribui para uma nota melhor, além de evitar o cansaço mental no dia da prova.

Dessa forma, exercícios que contenham porcentagem, função, geometria, probabilidade e estatística, inclusive com interpretação de gráficos e tabelas, devem ser alguns dos principais da sua lista.

Errou? Sem problemas! Refaça o cálculo

Quantos químicos, biólogos, físicos, matemáticos e cientistas da história não passaram pela fase do erro de cálculo, tendo de corrigir seus passos para chegar no resultado exato?

Pois bem, o segredo está em fazer uma pausa, evitando a exaustão mental, depois, retornar com a mente mais tranquila às folhas do caderno para concluir um exercício que exige mais concentração.

Lembre-se de que, para se dar bem na área de exatas, o raciocínio rápido é resultado de um tempo de prática, tal como ir à academia para ganhar massa muscular, e que forçar os limites não o levará onde deseja.

Perceba que suas melhores ideias e respostas para os exercícios vêm enquanto sua mente está relaxada, e você pode, até mesmo, estar fazendo outra coisa, como jogando vídeo game, falando com seus amigos ou tomando banho. Permita-se fazer uma pausa para reflexão.

Estudar matemática em grupo vale a pena

A vida escolar tem um grande peso na formação do aluno como indivíduo, já que o prepara não apenas para a vida profissional, mas para conviver em sociedade.

Então, contar com um colégio particular em Brasília que apresenta diferenciais e atividades complementares compatíveis com os objetivos dos pais e de seus respectivos filhos, sem dúvida, é um aspecto positivo, e atender às carências individuais durante o processo de aprendizagem faz parte do requisito.

Assim sendo, motivar o aluno a aprender exatas e ciências da natureza a partir de aulas em grupo é uma excelente alternativa, em que todos os envolvidos tiram uma lição para si e fortalecem também as relações sociais.

Conheça novas áreas de conhecimento

Aplicar suas habilidades em novas áreas de conhecimento que envolvam operações matemáticas e de lógica ajudará você a construir familiaridade com os números e suas respectivas fórmulas, agilizando, cada vez mais, o processo de cálculo.

Portanto, procure estudar e se atualizar quanto ao uso das disciplinas de exatas para resolver problemas do dia a dia, seja no desenvolvimento de produtos, seja de softwares, de práticas de esportes, de área da saúde etc.

Nós, do Colégio Sigma, podemos ajudar você a se dar bem na área de exatas, para isso, acesse o nosso site e conheça nossos diferenciais, que, inclusive, favorecem sua entrada nas principais faculdades de exatas do país.

Quero visitar o site!

Postado porteamamaia

Postado em25 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar