logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

As 5 dicas para desenvolver o pensamento crítico e criativo

Aluno explorando a criatividade

O pensamento crítico e criativo é uma habilidade que até parece fácil de desenvolver ou, até mesmo, que já nascemos com ela, porém, na prática, nem sempre é tão fluido quanto parece, principalmente quando mais precisamos, não é mesmo?

No entanto, é possível, por meio de técnicas e treinos, tornar mais acessível essa habilidade, facilitando, assim, a resolução de problemas para os quais, muitas vezes, não há fórmulas prontas.

Em outras palavras, o pensamento crítico e criativo é uma forma abstrata que, em cada situação, tem uma particularidade, com isso, uma nova ideia é necessária para resolver a causa. Quer saber mais sobre esse processo de ensino-aprendizagem? Continue lendo o nosso post.

Quero visitar o site!

O que é pensamento crítico?

O pensamento crítico é uma habilidade composta por uma série de fatores, como os próprios valores morais, a experiência pessoal em determinado assunto, a capacidade de aceitar a opinião do próximo sem envolver-se emocionalmente e o quanto se sabe a respeito de um tema.

Um pensamento crítico envolve respostas mais profundas cujo resultado final tende a considerar todos os envolvidos, bem como seus valores culturais e históricos, havendo delicadeza e empatia no momento de mostrar seu ponto de vista.

E você pode estar se perguntando como desenvolver essa habilidade em um ambiente escolar, e a resposta é simples: o apoio do colégio, que motiva o estudante por meio da aprendizagem baseada em problemas, a metodologia ativa, entre outras atividades favorecem o conhecimento abrangente de vários assuntos.

É claro que você também deve fazer a sua parte, já que o pensamento crítico é a soma de informações absorvidas e que, quanto mais se estuda a respeito de um tema, mais aguçada fica a sua opinião, tornando seu diálogo mais rico e interessante.

Dicas para desenvolver o pensamento crítico

Separamos mais algumas dicas para desenvolver o pensamento crítico que você vai gostar:

1. Questione a proposta pedagógica da sua escola e em qual momento lhe ajudará a desenvolver essa habilidade;

2. Sempre que possível, estimule o seu pensamento evitando respostas prontas, buscando outras hipóteses referentes a um argumento;

3. Converse com seus amigos e pais, explorando suas respectivas opiniões, uma vez que podem acrescentar no seu conhecimento;

4. Sempre se pergunte-se o porquê de sua resposta e da resposta do outro, pois isso ajudará na reflexão de coisas que talvez tenha esquecido de considerar;

5. Aproveite seu momento de lazer no vídeo game ou quando estiver assistindo a uma série e treine seu pensamento crítico, colocando mais atenção nas suas ações.

Leia também

- Como é o desenvolvimento da autonomia e criatividade no colégio?

- Projetos multidisciplinares: o que são e quais os benefícios?

Quero assinar a newsletter!

O que é pensamento criativo?

A princípio, a criatividade tem várias definições, mas podemos dizer que está relacionada ao novo, a uma ideia inovadora que, por meio de um problema ou necessidade, é capaz de desenvolver uma melhoria.

Então, o pensamento criativo é a morada da criatividade, que, posteriormente, será materializada, tornando-se um lugar que busca a transformação de algo a partir de outro existente.

Um tanto subjetivo, tal como o pensamento crítico, a aprendizagem criativa é bem relevante não apenas para o período escolar mas também para outras fases da vida, uma vez que as situações propostas nas aulas ajudam a criar experiências pessoais para algo ainda não vivenciado.

E o processo de criatividade é algo que precisa ser trabalhado a todo tempo, pois cada situação exige uma nova alternativa de solução, considerando que as anteriores não foram satisfatórias ou que, simplesmente, não deram certo a um tema proposto.

Por exemplo, a situação de saúde atual cujo vírus tem uma característica própria exigiu dos cientistas um pensamento criativo para o desenvolvimento de uma vacina e a descoberta de um medicamento eficiente no combate à propagação da doença.

Já deu para imaginar que além do conhecimento profissional, muitos estudos e testes práticos foram necessários no decorrer desses meses, e o que podemos concluir é que o pensamento criativo se faz presente em tudo ao nosso redor.

Dicas para desenvolver o pensamento criativo

O processo de criatividade pode ser feito de várias formas, em que cada pessoa encontra o seu jeito de desenvolver uma ideia nova, porém há algumas dicas infalíveis para quem está iniciando o pensamento criativo; são elas:

1. Seja em casa, seja na escola, quando houver alguma situação-problema, pratique o pensamento criativo buscando uma solução acessível e, se possível, definitiva;

2. Atente-se às aulas e atividades complementares (individuais e em grupos), em que o professor cria o ambiente adequado e o guia para o melhor desenvolvimento intelectual;

3. A leitura de fontes diversas é enriquecedora para o pensamento criativo e o surgimento de uma ideia, que, mesmo não sendo útil no momento, certamente lhe ajudará em outra oportunidade;

4. O processo criativo demanda tempo, por isso, descansar e ter um tempo livre entre suas atividades diárias é essencial para que as suas melhores soluções apareçam, portanto, faça uso do ócio criativo;

5. O clássico bloqueio criativo, a saber, é mais um mito do que propriamente uma verdade, assim sendo, quando você estiver sem ideia alguma, não se desespere e permita-se dar um tempo à sua mente; em seguida, identifique os pontos de bloqueio mental e tente trabalhá-los aos poucos para, então, dar continuidade no seu pensamento e na sua criação.

Benefícios do pensamento crítico e criativo

Penso, logo existo, já dizia o filósofo francês René Descartes em seu livro Discurso do Método, publicado em 1636, portanto, podemos deduzir que tudo começa pelo pensamento e que, aos poucos, adquire uma forma definida até ganhar vida própria, sendo inserida na realidade.

E é esse um dos principais benefícios: dar vida a uma ideia e fazer do seu argumento ferramenta de transformação para si mesmo e para o próximo, pois assim é que se evoluiu e continuará evoluindo a humanidade.

Poucos colégios em Brasília possuem tradição e inovação na metodologia de ensino que incentiva estudantes a se tornarem indivíduos independentes, explorando o máximo de suas habilidades não apenas para conquistarem seus sonhos, mas também para serem agentes transformadores da sociedade.

Portanto, mesmo que esteja ainda na fase escolar, saiba que é possível ir mais longe quando se tem o apoio certo! Para isso, continue em nosso blog e leia nosso post complementar: Como é o desenvolvimento da autonomia e criatividade no colégio?

Como é o desenvolvimento da autonomia e criatividade no colégio?

Postado porgustavo

Postado em21 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar