Skip to main content

Conheça o Integra: nossa experiência em período integral para alunos dos Anos Iniciais

 

Estimular o protagonismo do aluno, favorecer a construção do saber e incentivar a prática de esportes. Esses são alguns dos diferenciais que os pais e responsáveis podem encontrar no novo ensino integral do Sigma. Além disso, os estudantes também podem contar com a comodidade de não precisar se deslocar para as atividades e com segurança do ambiente escolar. “São atividades que visam desenvolver a autonomia e contribuir para a formação dos estudantes”, aponta Natália Rocha, Diretora Pedagógica do Colégio Sigma.

A novidade para 2022 é o Sigma Integra, o novo ensino integral da escola voltado para os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, das unidades da 910 Norte e 912 Sul. As atividades acontecerão no período vespertino, de segunda a sexta-feira. Serão ofertadas aulas de dança, esportes, jogos, teatro, momentos de relaxamento, circo e outros, incluindo a realização de tarefas de casa com acompanhamento pedagógico. “As atividades complementares são uma forma de aumentar o leque de aprendizagens. O nosso objetivo é oferecer momentos de aprendizado contínuo dentro da escola”, comenta Carolina Darolt, diretora da unidade da 912 Sul.  

Já na unidade da 606 Norte, as famílias dos alunos da Educação Infantil – INFANTIL 2 ao 5° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais podem aproveitar o Sigma Camp, que trabalhará a integração e socialização. Em 2022, a modalidade acontecerá em um novo formato e trará algumas novidades, como: aulas de natação, capoeira, futsal, dança, circo e teatro. As refeições serão realizadas na escola e contarão com a orientação de uma nutricionista. Segundo Daiane Farias, coordenadora do Sigma Camp, o programa tem como objetivo acolher os estudantes e dar continuidade no trabalho que é realizado pela manhã. “A ideia é oferecer uma formação integral para as crianças e favorecer a construção do saber, do protagonismo e de competências variadas”, afirma Daiane.

A prática de esportes é uma ferramenta importante para o desenvolvimento integral de crianças e jovens. Pensando nisso, a escola também oferece as escolinhas esportivas. São diversas modalidades, com foco em manter o corpo e a mente em equilíbrio e ampliar o círculo social, como: balé, judô, futsal, voleibol, handebol, basquetebol, street dance, tênis de mesa, ginástica rítmica e ginástica acrobática. O coordenador de Educação Física e Esportes, Carlos Roberto Teles, afirma que o esporte desenvolve valores e habilidades que preparam para o futuro, bem como está alinhado com o processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que o indivíduo  se desenvolva de forma integral. “O nosso papel como escola é contribuir para a formação cidadã dos alunos e ajudar a desenvolver competências como liderança, trabalho em equipe, saúde, bem-estar físico e emocional”, aponta. As aulas acontecem nas quatro unidades da escola e são voltadas para todos os segmentos.