logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

BNCC na Educação Infantil: como é o processo de aprendizagem?

Alunos do Ensino Infantil do Sigma

Aprovada em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação Infantil estabelece parâmetros e diretrizes para todo o processo de aprendizado das crianças.

A BNCC define quais direitos de aprendizado e os campos de experiência a serem explorados nessa fase da Educação Básica.

O documento ainda traz como inovação um maior reconhecimento dessa etapa como fundamental para construção do conhecimento e da identidade da criança.

É de responsabilidade das instituições de ensino garantir que seus alunos, em sala de aula, recebam as competências e diretrizes estabelecidas pela BNCC.

Por entender a importância que o Ensino Infantil tem para o aprendizado e desenvolvimento da criança, o colégio Sigma tem um compromisso com todo esse processo.

Para mostrar como isso ocorre, preparamos este post para demonstrar como a BNCC Educação Infantil é implementada. Confira! 

Quero agendar uma visita!

BNCC Educação Infantil

É essencial entender o que é a BNCC Educação Infantil. Como destacado antes, a Base Nacional Comum Curricular é um documento que estabelece parâmetros e diretrizes gerais para o Ensino Infantil.

O documento destaca um conjunto de competências gerais que as crianças devem desenvolver ao longo da Educação Básica.

Tais competências, por sua vez, refletem diretamente na concepção de aprendizado na Educação Infantil. Nesta fase, há uma conexão entre o educar e o cuidar.

A implementação da BNCC ocorre para que essa conexão faça parte do processo educativo do aluno. Para que o desenvolvimento da criança seja completo, a BNCC nessa etapa da Educação Básica tem como proposta pedagógica ampliar todo um universo de experiências, conhecimentos e habilidades do aluno.

Os Campos de Experiência

A BNCC Educação Infantil traz como parâmetro a ser implementado em sala de aula os campos de experiência.

Os campos de experiência buscam desenvolver o processo de aprendizado com base em saberes e conhecimentos fundamentais ao desenvolvimento da criança

O aprendizado aplicado no ambiente de Ensino Infantil ocorre a partir das experiências do próprio aluno. Com isso, o objetivo é estimular o desenvolvimento da criança, centralizando o aprendizado nela.

Confira, agora, os principais campos de experiência:

- O eu, o outro e o nós – enfatiza a construção da identidade e da subjetividade da criança, especialmente com atividades que priorizam o conhecimento de si e da relação com os outros.

- Corpo, gestos e movimentos –  o foco aqui é na exploração de movimentos e a interação com espaços. O objetivo é construir referências para os alunos com base em vivências comuns em outros ambientes.

- Traços, sons, cores e formas – campo onde há uma valorização de linguagens como a música e a construção do conhecimento por meio de referências sonoras e visuais.

- Escuta, fala, pensamento e imaginação – nesse momento, a linguagem oral tem seu trabalho desenvolvido, principalmente através de atividades para ampliar o conhecimento sobre as formas de comunicação.

- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – campo onde o objetivo é proporcionar a construção do aprendizado por meio dos espaços.

O processo de aprendizagem com a BNCC Educação Infantil

A implementação da BNCC Educação Infantil com os campos de experiência tem por objetivo estimular um aprendizado com foco na autonomia e comunicação da criança.

O processo de aprendizagem nessa etapa da Educação Básica busca enfatizar um completo desenvolvimento da criança.

Há uma centralização maior do aprendizado no aluno, visando à construção da sua autonomia, comunicação e criatividade.

Os objetivos pedagógicos trazem um estímulo ao diálogo e interação do aluno com o ambiente escolar. Assim, as atividades Educação Infantil buscam criar uma independência e atuação constante da criança em seu aprendizado.

Quero agendar uma visita!

O Papel do Professor no Ensino Infantil

Destaca-se também o papel do professor ao longo do Ensino Infantil. Com as diretrizes da BNCC, o educador tem o papel de construir um vínculo completo entre o aluno e o ambiente.

É este vínculo o responsável por auxiliar o aluno a aprender por meio dos campos de experiência. Dessa forma, o professor atua como orientador, e não apenas educador, mostrando para a criança o melhor caminho para a construção do seu aprendizado.

Isso acontece para garantir que a aprendizagem e o desenvolvimento do estudante ocorram de forma completa por meio de múltiplas linguagens e abordagens.

Educação Infantil: os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Outro fator que se destaca na BNCC Educação Infantil, além dos campos de experiência, são os direitos de aprendizagem por ela proposta.

Tais direitos trazem em sua base objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser propostos em sala de aula, os quais têm por intuito aprimorar capacidades intelectuais, sociais, físicas e culturais.

Para garantir a completa construção do conhecimento no ambiente escolar, a Base Nacional Comum Curricular destaca como objetivos de aprendizagem os seguintes direitos:

- Conviver;

- Brincar;

- Participar;

- Explorar;

- Expressar;

- Se conhecer.

A Educação Infantil no Colégio Sigma

Sabendo da importância da BNCC Educação Infantil e do compromisso das instituições de ensino com ela, o Sigma, colégio particular em Brasília, tem como propósito garantir às crianças um Ensino Infantil completo.

Há um destaque para a vivência de situações reais e desafiadoras, de modo acolhedor e seguro. O objetivo é proporcionar um desenvolvimento de suas potencialidades, bem como  de diferentes linguagens e de múltiplos saberes culturais.

As experiências propostas aos pequenos são planejadas com intencionalidade e instigam a turma a atribuir significados para o mundo com base na curiosidade.

No Sigma, acreditamos que a força da transformação move o aprendizado e que cada um tem o poder de colaborar com a construção de uma sociedade cada vez mais integradora. 

E para que isso de fato aconteça, oferecemos uma educação de qualidade, abrangendo projetos multidisciplinares que geram reflexões e experiências que contribuem muito no percurso da aprendizagem.

Nessa caminhada, os alunos têm vivências que geram conhecimento com significado e resultados excelentes, sendo o protagonista do seu próprio saber.

Quer saber mais como o conhecimento é construído no Sigma? Então agende uma visita e venha ver de perto os resultados da nossa forma de educar!

Quero agendar uma visita!

Postado porColégio Sigma

Postado em7 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar