Skip to main content

Colégio Sigma oferece disciplina eletiva voltada para estratégia de provas

No alemão Strategie, no inglês strategy, no francês stratégie. Não importa o idioma, a verdade é que uma estratégia bem definida é essencial durante uma prova para evitar que o nervosismo e a ansiedade prejudiquem o resultado final. Pensando nisso, o Colégio Sigma está oferecendo para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais até o Ensino Médio a disciplina eletiva “Estratégia de Provas”. Ela visa proporcionar ao aluno mais organização e controle no processo de estudos, bem como compreender as características das principais provas aplicadas no país. 

As aulas são comandadas pelo professor de Estratégia, João Gabriel Nogueira. E ele conta que elas acontecem com listas de exercícios adaptadas para o ano e segmento que o estudante está cursando, visando identificar as principais potencialidades e limitações do jovem nos campos de aprendizagem. “Além disso, a proposta também compreende uma abordagem humanizada do processo de estudos, fazendo com que o eles aprendam a lidar e gerenciar suas frustrações para que isso não os atrapalhe na jornada de preparação”.. 

O professor acredita que uma boa estratégia pode fazer a diferença no dia da prova. “Ela pode auxiliar no processo de tomada de decisão para que o estudante seja mais assertivo em suas escolhas, economize tempo e também consiga gerenciar sua ansiedade em processos avaliativos”, afirma. “Se o aluno entender a sistemática de cobrança e organização da prova, ele conseguirá não só se sair melhor nas avaliações, como também equilibrar de uma forma mais objetiva o resultado escolar com a preparação para os vestibulares, identificando os conteúdos mais relevantes para o aproveitamento nesses exames”. 

Entender e respeitar seu próprio processo de aprendizagem são as principais estratégias que os estudantes podem adotar, segundo João Gabriel. “E a disciplina tem justamente esse objetivo. Nós queremos auxiliar os alunos nesse momento. A eletiva pode fazer com que ele gerencie melhor não só sua vida acadêmica, como também outras atividades para tornar seu cotidiano mais equilibrado e saudável, aumentando seu desempenho em todas as áreas”, finaliza.