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Colégio Sigma promove diversas atividades com estudantes de todos os segmentos

O Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura e homenagear autores. Um dos grandes desafios dos professores da educação básica, entretanto, é estimular a leitura entre os estudantes. Ler não é somente decifrar códigos e criar significados, mas sim, viajar pelo mundo encantador de cada obra literária, desenvolver a criatividade e oportunizar asas à imaginação incentivando o hábito e gosto pela prática.
Seja por prazer, para estudar ou para adquirir informações, ler regularmente aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação, amplia as capacidades cognitivas para compreensão de ideias e organização de pensamento, enriquece o vocabulário, constituindo também uma visão crítica e capacidade de argumentação. Assim, para lapidar essa habilidade e incentivar o costume, o Colégio Sigma promove diversas atividades e leitura a partir das ideias e dos pontos de vista de diferentes obras literárias em sala de aula com todos os segmentos.

Educação Infantil

Aline Brito, Coordenadora da Educação Infantil, defende que a leitura é um dos principais estímulos que pais e educadores podem oferecer à criança. “Gradativamente, vamos alimentando essa potencialidade. Esse é um hábito cheio de benefícios relacionados, não só à aprendizagem, mas também à formação da personalidade das crianças. Além de auxiliar no processo de aquisição da linguagem, a leitura favorece o vínculo afetivo entre pais e filhos, crianças e adultos. A prática fortalece a estrutura psíquica e emocional da criança e, consequentemente, amplia as suas habilidades cognitivas”, argumenta.
Dessa forma, no intuito de estimular ainda mais o hábito de leitura, cada criança da Educação Infantil leva para casa, semanalmente, um livro de histórias escolhido por ela do acervo de sua sala de aula. “Nosso objetivo é ampliar o repertório literário e, mais do que isso, estimular que nossos pequenos adentrem no universo mágico, singular e incrível que é cada livro. A proposta inclui a sugestão de leitura em família, tornando o momento ainda mais mágico, uma oportunidade a mais de conexão e momentos propícios para o colecionarmos de memórias afetivas”, afirma

Anos iniciais

A coordenadora Educacional, Simone Melo, afirma que o Sigma investe de forma sistematizada e robusta nos Projetos de Leitura, pois acredita no poder e no alcance que um livro tem em conduzir as crianças – e adultos também – na descoberta de mundos, personagens e histórias inundadas de magia. “Acreditamos que as histórias auxiliam o indivíduo a compreender melhor o mundo em que vive e, quando provocamos o desenvolvimento de uma postura curiosa e investigativa na infância por meio da literatura, proporcionamos à criança o franco desenvolvimento intelectual, cognitivo e social”, explica.
Simone ressalta ainda que uma criança necessita de modelos para a aprendizagem, e, nos caso da leitura, precisa ver o adulto com livros nas mãos para internalizar esse comportamento. “Precisamos que papais e mamães, titios e titias, vovôs e vovós sejam contadores de histórias para os seus pequenos – não tem erro! E o melhor de tudo: vincula afetivamente pais e filhos. Portanto, para além de estimular o hábito de leitura, o hábito de contar histórias é vital para a criação de boas memórias e momentos marcantes em família”, acredita. “Além disso, é válido centrar os momentos de descontração em família ao redor da leitura: visitas a bibliotecas públicas ou passeios em espaços que tenham livros, mudam o mundo de uma criança!”, acrescenta.

Anos Finais e Ensino Médio

Os estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio desenvolvem a leitura de títulos adequados para sua faixa etária ao longo de todo o ano letivo: são dois livros paradidáticos trabalhados a cada período letivo – um pela disciplina de Língua Portuguesa e outro pela disciplina de Redação, nos anos Finais. “Porém, o estímulo acontece diariamente e vai além das leituras programadas no ano. Nossos alunos fazem rodas de conversas, recebem sugestões divulgadas nas redes sociais da escola e nossos professores falam sobre o tema durante as aulas, incentivando ainda mais a prática”, diz Liliana Antunes, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio.
No Ensino Médio, as atividades são voltadas para as obras contempladas pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), estimulando a leitura, compreensão e o desenvolvimento de habilidades que já fortalecem a preparação dos nossos estudantes. “Para consagrar todo o aprendizado, preparamos também um momento de culminância das atividades literárias desenvolvidas ao longo do ano: a nossa Feira do Livro que apresenta as produções realizadas por cada turma”, completa.
Assim, para Liliana a proposta desenvolvida pelo Sigma que preconiza atividades lúdicas e na linha “mão na massa” traz aos estudantes um envolvimento maior com cada história lida. “Por isso, para além da leitura, nossos jovens são estimulados a realizar trabalhos em grupo ou individuais que instigam a curiosidade e a criatividade sobre a leitura realizada, marcando a experiência da leitura com memórias especiais de momentos extremamente ricos para a aprendizagem individual e coletiva”, pontua.