Skip to main content

Colégio Sigma promove Feira das Universidades Internacionais

O evento reuniu, na unidade 910 Norte, 180 alunos do Sigma e representantes de 15 universidades dos Estados Unidos e Canadá

É cada vez maior o interesse de jovens brasileiros em cursar o ensino superior no exterior. Universidades no Canadá e nos Estados Unidos encabeçam a lista dos destinos mais procurados, conforme dados da da última pesquisa Selo Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), associação que reúne as instituições brasileiras que trabalham com intercâmbio. Para se ter uma ideia, somente em 2020, aumentaram em 41% as inscrições de brasileiros no Common Application, sistema de admissão usado por 900 universidades americanas. Pensando em facilitar a escolha dos alunos que desejam fazer a faculdade nos dois países mais buscados, o Sigma organizou na escola a tradicional Feira das Universidades Internacionais. 

O evento reuniu, na unidade 910 Norte, 180 alunos do Sigma e representantes de conceituadas universidades internacionais. Entre elas: Elmhurst University, Fordham University, Acadia University, Colorado State University,  University of Connecticut, Florida International University, Pepperdine University, University of Missouri, Columbia College Chicago, Florida Tech: Florida’s Steam University, Roger Williams University, University of Pittsburgh, DePaul University, SCAD: The University for Creative Careers e  Foothill-De Anza Community College District, além de órgãos governamentais de intercâmbio. Por meio de palestras e visitação aos estandes, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas de como funciona o sistema internacional de graduação, valores dos cursos, requisitos específicos para aprovação e, ainda, como concorrer às bolsas de estudos. 

Robson Lucas Caetano, coordenador da Secretaria de Cursos do Sigma, explica que eventos como esse fazem parte do processo de internacionalização da escola, que visa propor aos alunos e aos professores a uma interação maior com a comunidade internacional para troca de experiência, oferecendo também um leque mais amplo de oportunidades e espaços para crescimento acadêmico. “Nós sempre estamos assessorando os nossos alunos no que tange o ingresso nas Universidades, e não seria diferente com os que desejam cursar o Ensino Superior no exterior. Então, a Secretaria de Cursos está continuamente em contato com representações dessas instituições de ensino, realizando pesquisas e promovendo esse tipo de encontro para esse público específico. E essa preparação começa bem antes, nós envolvemos os estudantes a partir do 9º ano, última etapa do Ensino Fundamental, em diálogos, palestras e feiras”, defende.