Blog

Cooperação: Colégio Sigma promove Jogos para estimular o desenvolvimento social, trabalho em equipe e a coletividade dos estudantes

Os Jogos Cooperativos ocorrem desde 2018 na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais da instituição

Como espaço instituinte das primeiras relações fora de casa, a escola desempenha função fundamental na definição do ser humano enquanto ser social. O convívio com outras pessoas da mesma faixa etária, que passam pela mesma fase de aprendizados e descobertas, é determinante para a formação completa do indivíduo. Esse desenvolvimento interpessoal e emocional promove a ampliação da autopercepção e da concepção de coletividade. Por isso, para despertar a consciência de cooperação e promover a integração de toda a comunidade escolar, o Colégio Sigma promove desde 2018 os Jogos Cooperativos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 

Após 2 anos de suspensão por conta da pandemia de covid-19, a edição de 2022 foi um sucesso entre as crianças da Educação Infantil que realizaram as atividades em um sábado, 9 de abril. “O objetivo dos Jogos é desenvolver a noção de coletividade entre os pequenos e reforçar os conceitos de grupo e colaboração, mostrando que determinadas tarefas são cumpridas de forma mais eficaz com a ajuda do próximo. Por isso, nós propomos a participação de toda a comunidade escolar: estudantes, pais e professores, em dinâmicas que envolvam trabalho em equipe e a movimentação do corpo, permitindo integração e troca de experiências, além de muita diversão”, explica Rosa Cavalcante, coordenadora da Educação Infantil do Sigma. 

Confraternização e aprendizado

Ao estimular o desenvolvimento motor, psicológico, afetivo, cognitivo e social dos estudantes desde a Educação Infantil, o Sigma auxilia na formação de cidadãos que preservam valores como o respeito ao próximo, a fraternidade, a solidariedade e a empatia, também por intermédio dos Jogos Cooperativos. “A partir de uma organização impecável dos professores, preparamos atividades para promover um momento de confraternização e aprendizado. Tudo de maneira brincante, para cativar ainda mais as famílias e os pequenos”, acrescenta. “Podemos dizer que foi um sucesso, porque ao final do evento, presenciamos muitas crianças chorando por não quererem finalizar as brincadeiras e ir embora”, brinca Rosa. 

Nos próximos dias, os Jogos Cooperativos ocorrerão para os jovens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais em todas as unidades do Colégio: em 30 de abril no Sigma Águas Claras e no Sigma 910 Norte, e, em 15 de maio no Sigma 606 Norte e no Sigma 912 Sul.

Clique aqui e veja um pouco mais desse dia incrível!