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Educação infantil desenvolve atividade para fomentar o entendimento e o enfrentamento do medo

As crianças do Infantil 3 do Colégio Sigma  desenharam seus temores no chão, com giz, e jogaram a chamada ‘água mágica’ para apagar as ilustrações, representando a coragem para combater o que as aflige 

Há quem sinta medo de insetos, de palhaços, de altura ou de dirigir. No fundo, todos têm temor de determinadas situações. Sentir medo é normal e faz parte do desenvolvimento humano. Na infância, como tantas outras coisas, é o momento em que os pequenos descobrem e conhecem esse sentimento. Por ser algo novo e muitas vezes assustador, a participação e o apoio dos pais e da escola é fundamental para apresentar novos significados aos temores, tornando o processo mais tranquilo. A partir da necessidade de abordar o assunto com os estudantes, o Colégio Sigma desenvolve, junto à Educação Infantil, atividades que visem fomentar o entendimento desta e de outras emoções. 

Um dos projetos foi desenvolvido pela orientadora da Educação Infantil do Colégio Sigma, Aline Brito, com os estudantes do Infantil 3 no primeiro trimestre de 2022. Durante as aulas, foi lida uma história infantil (Eu não tenho medo – do autor Todd Parr) que relata situações do cotidiano que causam pavor nas crianças, e que narra, em contrapartida, momentos em que as mesmas situações, se vistas de outra forma, não assustam. “A leitura instigou os pequenos a compartilharem os próprios temores com os colegas de turma e permitiu aos professores plantar uma sementinha para reflexão: é  mais importante deixar de lado o que nos perturba e tentar esquecer ou falar sobre isso e enfrentar? Depois dessa conversa, as crianças desenharam seus medos no chão, com giz, e jogaram o que chamamos de ‘água mágica’ para apagar as ilustrações, representando a coragem de combater o que as aflige”, explica Rosa Cavalcante, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Sigma. 

Segundo Aline, a atividade surgiu com os seguintes questionamentos: Quem tem medo? O que é medo? De onde vem o medo? Quais são seus medos? “Estas são perguntas que podem nos levar a sentimentos totalmente diferentes. Dependendo da experiência vivida por cada criança ou adulto, falar sobre o que nos aflige nos remete a revisitar acontecimentos vividos e que de alguma forma nos travaram ou nos impulsionam. Nosso desejo foi incentivar as crianças a compreenderem que o medo faz parte da vida e que precisamos enfrentá-los”, defende.  

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento com diretrizes e normas da educação brasileira, afirma que toda criança tem direito de expressar suas necessidades, emoções, dúvidas, opiniões e a educação infantil deve fomentar a exploração e entendimento destes sentimentos. “Quando pensamos na aprendizagem infantil, devemos ter em mente o aspecto socioemocional, imprescindível no processo. As emoções são determinantes no desenvolvimento do ser humano e os pequenos estão com elas misturadas, sem conseguir compreendê-las. Por isso, eles precisam que nós, escola e família tenhamos um olhar para essa parte tão importante no crescimento. No Sigma, realizamos constantes intervenções provocativas na Educação Infantil, com o objetivo de apresentar e dialogar sobre situações práticas do convívio no espaço da vida coletiva”, argumenta Rosa. 

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