logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

Ensino híbrido e consultoria Einstein para a Covid-19 marcam o retorno presencial do Colégio Sigma

O ano de 2020 na educação foi marcado pelo distanciamento social e a maneira rápida com que as escolas de todo o mundo tiveram que se adaptar para garantir um ensino de qualidade e seguro para os alunos. Câmeras com microfone para transmissão e captação de áudio dos professores e dos estudantes e novos protocolos sanitários para evitar a disseminação do Covid-19.  Essa é a nova realidade do Colégio Sigma no retorno às aulas presenciais.

Para garantir a segurança e bem-estar de alunos, professores e colaboradores, a escola, no ano passado, adotou o modelo de ensino híbrido. Enquanto uma parte da turma assiste às aulas presenciais, a outra acompanha remotamente, em sincronia. As famílias, junto com os alunos, podem escolher entre permanecer no ensino remoto ou voltar a frequentar as aulas presenciais. Além disso, adotou um plano elaborado em parceria com a Consultoria Einstein para Covid-19, do Hospital Israelita Albert Einstein.

O ensino híbrido vai além da ideia de promover um distanciamento entre os alunos e evitar aglomerações. A metodologia visa potencializar o desenvolvimento do estudante, bem como o processo de aprendizagem, aliando os métodos presenciais com o online. “Existe uma maior integração com as novas tecnologias e ferramentas para garantir sucesso no aprendizado, além do desenvolvimento de conexões e habilidades sociais e intelectuais, os alunos são protagonistas no seu processo de aprendizagem, o que configura como uma metodologia ativa. Nada substitui a interação entre os professores e os alunos, mas percebo que ganhamos mais ferramentas para facilitação do aprendizado”, afirma Glaucia Brito, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Sigma.

 

O modelo, que já era considerado por especialistas como uma das maiores tendências para educação do século 21, ganhou mais notoriedade com a pandemia e o Sigma conseguiu realizar essa mudança com agilidade. Liliana Antunes, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais, conta que os professores vêm, a cada dia, se reinventando e buscando  meios criativos para auxiliar e tornar atrativa a aprendizagem dos alunos. “Nós estamos sempre em busca de novas plataformas online que permitam aplicar e revisar os conteúdos que estão sendo estudados em sala de aula, por meio de desafios e situações problemas para que o aluno possa criar suas próprias soluções”, afirma.

 

Isabella Nogueira, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ressalta que rotina e um plano de estudo são essenciais no modelo híbrido. “O principal objetivo é fazer com que o estudante busque pelo conhecimento de forma mais interativa e personalizada em envolvimento com as tecnologias digitais, mediado pelo olhar atento do professor durante todo o processo.”, afirma. “Dessa forma eles terão um aprendizado mais colaborativo e completo”.

Cuidado redobrado no retorno presencial às aulas

Em fevereiro, o Colégio Sigma retornou às aulas presenciais, em esquema de rodízio, e adotou um plano elaborado em parceria com a Consultoria Einstein para Covid-19, do Hospital Israelita Albert Einstein. A assessoria contou com a validação, por uma equipe multidisciplinar, das condutas de segurança e rotinas preventivas já adotadas, baseadas em protocolos internacionais. A consultoria inclui treinamentos para o pedagógico e área administrativa com foco no reforço dos protocolos e gestão de dados de acompanhamento médico.

Como uma forma de garantir a segurança, a escola está realizando um acompanhamento próximo das situações vividas pela comunidade escolar. As unidades do Sigma estão usando um conjunto de aplicativos que mapeiam dados de saúde de alunos e colaboradores, controle de higiene, limpeza e demais medidas preventivas. Com o suporte do aplicativo desenvolvido pela Consultoria Einstein, a escola obtém a melhor governança desses dados fornecidos pelo Questionário Diário de Acompanhamento, que possui nove indicadores de monitoramento. Além dos já mencionados, há o controle da situação epidemiológica em Brasília.

A ferramenta de gestão de dados em tempo real representa um grande diferencial de inteligência e agilidade para o Sigma tomar decisões embasadas e, assim, prevenir potenciais contágios, indicando se o momento é de manter as rotinas preventivas ou intensificar alguma medida mapeada. "Estamos atendendo tudo que prevê o decreto que diz respeito ao retorno às aulas presenciais e o nosso objetivo com a parceria com o Einstein é garantir ainda mais a segurança dos nossos colaboradores, professores e famílias Sigma. São soluções, validadas por médicos respeitados em todo o Brasil, que irão impactar positivamente no dia a dia da escola, diante do atual cenário que estamos vivendo", destaca Carolina Darolt, diretora pedagógica do Colégio Sigma.

 

Confira aqui o guia de rotina para volta às aulas presenciais.

Postado pornatalia

Postado em27 de abril de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar