O renascimento comercial e urbano europeu iniciado no século XI promoveu uma grande transformação na economia, na vida social e na paisagem urbana do continente. As feiras, criadas pelos mercadores destacaram-se como os principais centros comerciais e de desenvolvimento urbano. Para relembrar essa época tão importante para a História, os nossos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais participaram da tradicional Feira Medieval do Sigma.
A atividade interdisciplinar – que envolve as disciplinas de História, Geografia, Português e Artes – é dividida em dois momentos. Segundo Paulo Macedo, coordenador da área de Humanidades, a preparação para a feira durou cerca de dois meses. Primeiro os alunos elaboraram pesquisas sobre cultura, religião, política e economia da época, montaram maquetes e apresentaram seminários. E, no dia 20 de maio, reuniram o conteúdo pesquisado e realizaram apresentações para os familiares, colegas e visitantes. Caracterizados de cavaleiros, damas, camponeses, burgueses e clérigos, os adolescentes mostram o que foi aprendido.
A edição de 2023 reuniu estudantes das 3 unidades do Sigma na 912 Sul. “Foi um evento magnífico, os alunos estavam muito bem preparados, as explicação foram excelentes e os materiais confeccionados por eles ficaram ótimos. O material feito nas aulas de Arte deram o toque medieval para escola”, comenta Paulo Macedo. O coordenador também aponta que a feira é uma forma de apresentar aos estudantes uma nova forma de aprender a matéria. “Ela busca retratar temas que são conteúdos de aprofundamento das aulas ministradas pelos professores”, diz.
A Feira Medieval é o primeiro grande trabalho em grupo dos alunos do 7º ano que é apresentado a um público desconhecido, além dos professores. “Estimula a criatividade, a oratória, desenvolve a segurança, estimula a pesquisa e desenvolve a autonomia dos estudantes”, finaliza.