logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

I Semana Cultura Híbrida estimula a integração entre os alunos do Colégio Sigma

A Semana Cultural é um dos projetos mais tradicionais do Colégio Sigma que acontece há mais de 30 anos. Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, infelizmente, o evento não pôde ser realizado. Porém, em 2021, ele retorna reformulado para seguir todos os protocolos de biossegurança e garantir a segurança de todos os alunos, professores e colaboradores. A I Semana Cultural Híbrida de 2021 (SCH2021) acontece de 28 de junho até o dia 24 de setembro e reúne alunos do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais até a 3ª série do Ensino Médio, que estão participando de diversas atividades presenciais e online. 

Até o final de setembro, os estudantes participarão de competições esportivas, como arremesso de basquetebol, chute no golzinho, arremesso de handebol e desafio de resistência; disputas científicas com tarefas interdisciplinares, com conteúdos de Lógica, Física, Química, Matemática, Biologia, Astronomia e outros; desafio “Conheça Brasília”, um simulado com perguntas relacionadas a temas e histórias da cidade, entre outras. “Os estudantes aprendem a trabalhar em equipes e a se planejar para conseguir cumprir todas as atividades”, comenta Carlos Roberto, coordenador de Educação Física e responsável pela Semana Cultural. “Esse ano, em especial, os jovens estão tendo que se organizar ainda mais, pois elas não estão acontecendo todas no mesmo dia, como em anos anteriores. Então eles precisam ficar atentos para não deixar passar nada em branco”. 

O professor aponta que a proposta principal da Semana Cultural é a inclusão dos alunos através das diversas habilidades que são desempenhadas em suas provas. “Elas permitem que todos participem de acordo com que sabem e fazem de melhor, dentro das diversas áreas de aprendizagem”, afirma. Ele também ressalta que o modelo híbrido do projeto mostra que algumas práticas desenvolvidas no meio virtual vieram para ficar. “Elas agregam ainda mais conhecimento para os jovens”.

O tema desta edição é “Mitologia” e os estudantes também estão participando de atividades culturais, que despertam a sensibilidade e o espírito artístico. Além da criação do emblema da turma e de um painel de arte relacionados à temática da SCH2021, eles também tiveram que produzir um vídeo, utilizando estilos cinematográficos como cinema mudo, ficção científica, musical ou expressionismo alemão. 

Assim como em anos anteriores, os alunos estão arrecadando donativos (cestas básicas) e cobertores que serão doados para as instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social cadastradas pela escola. As entregas serão feitas por cada unidade. 

Você pode conferir os registros da Semana Cultural aqui.

Postado porFernanda Nalon

Postado em20 de outubro de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar