Skip to main content

Novo Ensino Médio: alunos se preparam para novidades no segmento

By 18 de fevereiro de 2022fevereiro 24th, 2022Blog, BNCC, Ensino Médio, Proposta Pedagógica

 

Após anos de debate, o currículo da última etapa da Educação Básica brasileira passou por uma reformulação. Com o início de 2022, a nova rotina escolar já se faz presente na vida dos alunos da 1ª série. O período será cheio de diferentes possibilidades de escolha com o Projeto de Vida, disciplinas eletivas, Itinerários Formativos e outros. No Colégio Sigma, a formatação e concepção da atual grade curricular do segmento, contou com a colaboração e consultoria do professor doutor Eduardo Deschamps, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), uma das maiores autoridades no assunto no país.

A reforma curricular do Sigma está dividida em duas partes. A primeira é a formação geral básica, com as disciplinas já existentes que são comuns a todos os alunos. E a segunda com a oferta dos itinerários formativos. A escola optou por dividir os itinerários em duas trilhas: a trilha A, voltada para as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, e a B, que irá focar em Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

Para os jovens, as expectativas para o Novo Ensino Médio estão altas. Camila Assumpção Gouveia, estudante da unidade da 912 Sul, escolheu a trilha A. “Vários motivos me levaram para esse caminho, mas principalmente porque além de ter afinidade com as disciplinas, também pretendo cursar medicina. Acredito que esse será um ano de muito aprendizado”, conta. “As matérias que mais estou ansiosa para fazer são as de geopolítica e química investigativa”, afirma. 

Letícia Rodovalho, da unidade 912 Sul, escolheu a trilha B. “Segui esse caminho, pois me inspiro na minha mãe que fez o curso de Direito e no meu pai que trabalha com marketing digital”, conta. A jovem ainda não decidiu o curso que pretende fazer na faculdade, mas acredita que a trilha irá ajudá-la nessa decisão. “Com as aulas e os professores, acho que irei conseguir ter um norte quanto ao meu futuro profissional, me ajudando a definir a área que irei atuar. Estou ansiosa para o “Projeto de Vida”, que irá me mostrar como o mercado de trabalho funciona e como é a vida adulta fora da escola”, finaliza.

Novo Ensino Médio

Sancionada em fevereiro de 2017, a Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do Ensino Médio brasileiro. Com carga horária ampliada de 800 horas para 1000 horas anuais e diferentes possibilidades de formação, a nova estrutura do segmento começará a ser implementada nas escolas públicas e privadas do país a partir deste ano, de forma progressiva: em 2022, com a 1ª série do Ensino Médio. Em 2023, com a 1ª e a 2ª séries. E, por fim, em 2024, com as três séries contempladas. 

No Colégio Sigma, além da divisão entre duas trilhas, a estrutura dos itinerários formativos será da seguinte forma: núcleo comum, duas disciplinas obrigatórias – o Projeto de Vida e Oficina de Escrita Criativa e Retórica – comuns a todos os estudantes; eletivas, duas disciplinas que os jovens escolheram entre Educação Financeira, Fundamentos de Cálculo, Experimentação Científica, A arte e o espaço geopolítico, e Ética e Cidadania; obrigatórias dos itinerários, matérias específicas, de acordo com a área escolhida; e opcional, com aulas de espanhol.