logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

Para a 18ª edição da Semana de Arte Moderna do Colégio Sigma, alunos participantes estão gravando um filme

O projeto multidisciplinar envolvendo História, Literatura e Arte é uma homenagem a semana de 1922

A Semana de Arte Moderna, que ocorreu em fevereiro de 1922, apresenta-se como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira, a favor de um espírito novo e moderno em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX. Grandes artistas se consagraram neste festival que transformou a cultura brasileira, como Anita Malfatti, Cândido Portinari e Oswald de Andrade. As obras destes e outros grandes mestres ganham uma releitura pelas mãos dos estudantes do Colégio Sigma, a cada edição da também chamada Semana de Arte Moderna. Um evento promovido pela escola, em homenagem ao original que busca ampliar o conhecimento dos jovens sobre o movimento que deu início ao modernismo no Brasil. Por meio de atividades multidisciplinares, envolvendo as disciplinas de História, Literatura e Arte, os jovens da 3ª série do Ensino Médio apresentam à toda comunidade escolar e familiares os trabalhos produzidos, mostrando suas interpretações em obras plásticas e literárias. 

A 18ª edição, por conta das medidas de distanciamento, ocorrerá em um formato diferente. Os estudantes participantes estão gravando um filme baseado na Semana de 1922 que será apresentado em uma noite dedicada à sua apreciação, 18 de setembro, na unidade da 912 sul do Colégio Sigma. O professor de História da instituição, que está acompanhando o desenvolvimento do projeto, trabalhando diretamente com os participantes, Erik Surjan, explicou que a comunidade escolar vivenciará uma experiência aos moldes da data original a partir da decoração e das vestimentas dos participantes do filme. “É uma oportunidade de enriquecer o conteúdo estudado nas disciplinas ao estimulá-los a transformar o conhecimento adquirido em trabalhos artísticos. Eles irão explorar também vertentes além da pintura e literatura, como dança e teatro”, afirma. 

Para ele, o fundamental é a dedicação e engajamento dos estudantes participantes.  “Eles sempre demonstram muito acolhimento à Semana, além de promoverem nítida vontade em produzir sempre mais. Muitos aguardam ansiosamente a 3ª série para poderem participar e expressar seus dotes envolvidos, além de descobrirem outros que ainda não tinham tido a oportunidade de expressar”, comentou. Erik compartilhou que os professores também criam expectativas positivas a cada edição do evento que permite a integração entre conteúdos e elementos diversos. “Não deixa de ser uma oportunidade para nós de aprendermos com eles. Além disso, o diferencial do projeto perante a preparação está no fato de representar um contato com um conteúdo muito presente nos exames de ingresso nas principais universidades de forma descontraída, lúdica e que permite o verdadeiro contato com os fatos que marcaram o período”, pontua o professor. 

Postado porFernanda Nalon

Postado em23 de setembro de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar