Skip to main content

Bem-vindos! Sigma promove recepção para os novos estudantes

A volta às aulas é sempre marcada pelo reencontro com os colegas, professores e novidades que a série ou segmento pode trazer. Entretanto, o primeiro dia pode ser desafiador para aqueles que estão iniciando em uma nova escola. Chegar em um lugar “desconhecido” e com pessoas diferentes para muitas crianças e jovens é um processo mais difícil. Pensando em uma forma de promover ainda mais acolhimento para os estudantes, o Colégio Sigma instituiu um dia especial para a recepção dos recém-chegados.

A coordenadora pedagógica da escola, Liliana Antunes, conta que a ideia do dia é apresentar os professores, a coordenação, a escola e tirar todas as dúvidas que os estudantes e famílias possam ter. “Esse momento é voltado para todos os segmentos e as atividades que promovemos com eles variam de acordo com a série. Nós mostramos como são as nossas aulas e explicamos sobre as rotinas do dia a dia”, comenta. “Além disso, também realizamos uma atividade com a equipe de Educação Física que ajudou a entrosar a todos, para que no primeiro dia de aula eles já se sintam em um ambiente familiar e acolhedor”.

A recepção dos alunos teve como objetivo estreitar os laços com a escola e fomentar o engajamento e a aproximação entre estudantes, professores e coordenação. Segundo a diretora, o número de presentes, em todas as unidades, superou as expectativas. “Por ser na semana anterior ao início oficial das aulas muitas famílias ainda podem estar viajando, então foi gratificante ver um número alto de participantes nas atividades”, conta. “Observamos que os alunos que chegaram mais tensos e nervosos saíram da escola sorrindo e se sentindo em casa”, celebra.