Skip to main content

Semana da Arte Moderna 2023

Colégio Sigma realiza a 20ª edição da Semana de Arte Moderna com novidades
Neste ano, o projeto multidisciplinar recebeu uma mostra fotográfica com a exibição de trabalhos dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio

A 20ª edição da Semana de Arte Moderna do Colégio Sigma ocorreu em setembro e além das tradicionais apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes nas artes plásticas, teatro, música, reescrita de poemas, cinema e dança, contou com uma mostra fotográfica. O evento é promovido pela escola há 20 anos e busca homenagear e ampliar o conhecimento dos jovens sobre o movimento que ocorreu em fevereiro de 1922 e deu início ao modernismo no Brasil: a Semana de Arte Moderna.

Por meio de atividades multidisciplinares, envolvendo História, Literatura e Artes, os jovens do Ensino Médio apresentam à comunidade escolar e familiares os trabalhos de releitura produzidos a partir das obras de grandes artistas brasileiros – como Anita Malfatti, Cândido Portinari e Oswald de Andrade.

O coordenador da área de Humanidades e professor de Geografia da instituição, Paulo Macedo, que também acompanha as atividades da Semana de Arte Moderna, conta que para esta edição retomamos a grandeza do evento com dois palcos, encenações, sessões de cinema – com um filme de 16 minutos produzido pelos discentes, projeções da reescrita de poemas e a nossa mostra de telas e esculturas – tudo desenvolvido pelas 3ª séries. “Além disso, trabalhos dos estudantes da 2ª série também foram expostos em totens espalhados pela escola, encerrando uma oficina de Arte do itinerário formativo”, afirma.

Paulo comenta que houve grande interação entre as áreas de conhecimento envolvidas, os estudantes e a comunidade escolar. “Além dos 100 discentes participantes da 3ª série do Ensino Médio, recebemos a visita de mais de 1 mil convidados dentre alunos, ex-alunos, amigos e familiares dos nossos artistas”, diz. “Esse projeto aprofunda o estudo de conteúdos recorrentes nos vestibulares e Enem e sedimenta o conhecimento, deixando o nosso jovem bem preparado para realizar essas avaliações externas. Os assuntos acabam sendo assimilados através de ações efetivas, com as variadas atividades desenvolvidas durante a Semana de Arte Moderna que estimulam diferentes habilidades”, pontua.