logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

Sigma Acolhe: canal legítimo entre escola e alunos

O ensino híbrido e o distanciamento social se tornaram uma realidade dos estudantes. Os efeitos causados pela pandemia do Covid-19 nos alunos durante este período atípico precisam ser analisados e avaliados pelo corpo docente das escolas. Pensando nisso, em 2020, o Colégio Sigma formulou o projeto Sigma Acolhe – um espaço de fala e escuta para os alunos do Ensino Médio. A proposta é que cada encontro tenha uma temática específica, com o objetivo de conversar e ouvir a opinião dos jovens, a fim de tirar dúvidas e tentar buscar a melhor solução. “É um momento de diálogo entre a escola e os alunos. Um canal legítimo para pensarmos com eles as rotinas da escola. A ideia é discutirmos o cotidiano, pensando juntos em caminhos possíveis”, explica Carol Darolt, diretora da unidade 912 Sul.

O primeiro encontro de 2021 aconteceu no início do mês de março e abordou, principalmente, as alterações no calendário de provas do PAS/UnB e as incertezas sobre o tema, além de realizar um acolhimento em relação ao início do ano letivo, ensino híbrido e retorno presencial e o novo lockdown. "Os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e falar das preocupações sobre o cenário pandêmico em que nos encontramos", comenta Paula Cavalcante, coordenadora da Convivência Ética. "Muitos contaram que estavam animados com o retorno híbrido, mas que o novo lockdown frustrou as expectativas".

Para o professor de Geografia e coordenador da Secretaria de Cursos, Robson Caetano, é importante a escola oferecer esse espaço de escuta para os alunos. "É fundamental  termos cuidado com a saúde mental dos nossos estudantes e com esses encontros nós tentamos – da melhor forma – criar um vínculo com eles e passar um pouco de tranquilidade", conta. “Nós mostramos que eles não estão sozinhos e que podem contar com a gente nos momentos mais difíceis”, afirma. Durante os encontros os jovens podem conhecer colegas de outras unidades, discutir e trocar experiências sobre os problemas de convivência na escola, debater a rotina de estudo e diversos outros assuntos que geram dúvidas entre os estudantes.

O feedback do primeiro encontro do ano foi positivo. “Os alunos se sentiram acolhidos em um momento com tantas incertezas. Eles interagiram e se solidarizaram com os colegas”, afirma Paula. "Eles estavam à vontade para falar e todos conseguiram se ajudar pelo menos um pouco com conselhos e dicas para tentar amenizar os sentimentos que estão mais aflorados", completa Robson.

Os estudantes apontam que o projeto é essencial, principalmente durante esse período que estão vivendo. "Achei super necessário o encontro, pois tem muita gente passando por dificuldades emocionais. E a escola abrir esse espaço para os alunos falarem sobre suas angústias mostrou que nós podemos contar com eles", afirma Thiago Bragança, aluno da 2ª série do Ensino Médio da unidade de Águas Claras. "Vi que a nossa escola está muito disposta a acolher a todos, senti muita verdade em todos", conta Katarina Vilaça, da 2ª série do Ensino Médio da unidade de Águas Claras. "Muitas escolas deviam fazer o mesmo", finaliza a jovem.

A expectativa é que as reuniões do Sigma Acolhe ocorram todos os meses, reunindo estudantes do Ensino Médio de todas as unidades, professores, coordenadores e orientadores.

Após esses encontros os orientadores, a direção pedagógica e a coordenação do segmento definem estratégias para as questões apontadas, que podem envolver a família ou não. “Os alunos buscam apenas respostas para dúvidas que, muitas vezes, são simples e compreendidas rapidamente. Eles buscam entender o processo”, comenta a Carol Darolt.

Postado pornatalia

Postado em27 de abril de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar