Skip to main content

Sigma Hoje: alunos do Ensino Médio do Sigma lançam jornal totalmente digital

Já pensou em viver o cotidiano de uma redação de um veículo de imprensa? A correria para fechar uma matéria dentro do prazo, conseguir uma fonte, fazer todas as fotos, terminar a diagramação a tempo, um furo de reportagem etc. Pensando em oferecer essa vivência para os alunos do Ensino Médio, o Colégio Sigma irá lançar um jornal totalmente digital. O Sigma Hoje trará matérias que podem envolver assuntos voltados à escola ou não. “Serão notícias reais, os jovens decidirão sobre o que eles gostariam de falar e informar para os colegas”, comenta Ângela Miranda, professora de Redação. Editorias de política, saúde, cultura, economia, esportes e outras estarão presentes na publicação.

Segundo Ângela, os participantes do projeto serão responsáveis por toda a produção do jornal, assumindo os papéis de editores, revisores, jornalistas, fotógrafos, diagramadores e ilustradores. “Cada unidade terá um professor que supervisionará e orientará as atividades, além de auxiliar durante as reuniões de pauta, em que eles irão decidir os temas que serão tratados em cada edição”, afirma.

A professora conta que o projeto permitirá que os alunos exercitem sua escrita, senso crítico, planejamento e respeito à opinião do próximo. “Os estudantes vão precisar trabalhar e se organizar em grupo para que o jornal saia dentro do prazo estabelecido”, aponta. A atividade é voluntária e cerca de 100 alunos se inscreveram para participar. “Eles estão engajados para produzir o jornal com a cara deles e da escola”, comenta.

Antes de iniciar o processo de produção do jornal, os alunos participarão de palestras com convidados que contarão um pouco sobre suas experiências dentro do jornalismo. O Sigma Hoje está sob a coordenação da professora Ângela Miranda e será uma publicação mensal. Os alunos poderão acessar as notícias por meio do aplicativo WIX.