Skip to main content

Sigma orienta alunos sobre aulas e avaliações on-line

By 27 de abril de 2021Sigma

O modelo de ensino híbrido já faz parte da realidade da maioria das escolas no Brasil e no mundo. Nessa modalidade de ensino é necessário maior cuidado e organização, principalmente por parte dos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais. Os estudantes desse segmento estão no processo de desenvolvimento da sua independência e do senso de responsabilidade. Nesse sentido, o Colégio Sigma busca sempre orientar os alunos no que diz respeito à rotina escolar e às condutas no ambiente online.

 

Segundo Cristina Cunha, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais, da unidade da 910 Norte, para os alunos que estão no ambiente online é fundamental que eles tenham um espaço adequado para acessar as aulas e comprometimento com a realização das atividades e registros no caderno. “Além disso, é necessário, aproveitar os intervalos para levantar, alongar-se, tomar água e providenciar algum material necessário para a próxima aula”, aponta.

 

A escola criou o “Manual de conduta nas aulas on-line”, que foi disponibilizado para os alunos e famílias. O documento conta com dicas e orientações para os estudantes sobre como acessar as salas, como encontrar as aulas gravadas, como interagir com os professores e outros. “Conversamos com eles para que compreendam que a sala de aula virtual é um ambiente de aprendizagem que necessita ser um local onde as regras de boa convivência prevaleçam, um local onde todos possam aproveitar da melhor maneira”, conta Alessandra Noceti, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais, da unidade de Águas Claras . “Além disso, os professores também orientam os jovens para que as aulas ocorram de forma respeitosa e empática”, afirma.

 

Quando o assunto são as avaliações, André Barreto, coordenador do Ensino Fundamental – Anos Finais, da unidade da 912 Sul, conta que a escola promove uma conscientização dos alunos de que o momento serve para que eles percebam como está sendo a sua aprendizagem e o que eles conseguiram assimilar nas aulas. “Por isso, orientamos que eles se prepararem para as avaliações estruturando uma rotina diária de estudos, realizando as atividades indicadas pelos professores para fixação dos conteúdos, e também a realização do SigMais, um bloco de exercícios com questões similares às aplicadas nas provas e que tem como objetivo criar e sistematizar essa rotina de estudo contínua”, explica.

 

Nos dias de prova, os professores orientam os alunos a providenciarem um ambiente propício, evitar situações que tirem a atenção, para manterem o foco na avaliação que estão realizando e a conferirem as respostas com atenção. “Além disso, também explicamos que é importante que não as executem com consulta ou com a ajuda de alguém, pois os resultados ajudam a identificar as dificuldades de aprendizagem, fundamentais para que professores e orientação educacional possam dar o suporte necessário”, ressalta Cristina Cunha.

 

Auxílio extra

 

Além das aulas, os professores também indicam para os alunos sites relacionados aos conteúdos trabalhados para auxiliá-los na hora do estudo e utilizam de ferramentas e aplicativos de interação mais lúdicos que contribuem para o aprendizado, fixação, revisão de conteúdo e apresentação de trabalhos, como: Kahoot, Jamboard, Padlet e Discord. “Esses aplicativos auxiliam os alunos na realização de mapas mentais, reuniões em grupos, entre outros”, diz Liliana Antunes, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais, da unidade da 606 Norte.

 

Atendimento individual

 

A escola também está disponível para atendimento diário das famílias e alunos de forma individualizada. Os encontros podem ser por vídeo chamada, para acompanhar as situações de rendimento acadêmico e situações específicas relacionadas ao aluno nesse momento de aulas híbridas e ao momento de pandemia. “A comunicação pode, ainda, ser realizada por meio dos telefones de contato com o Colégio ou e-mail”, conclui Liliana.