Skip to main content

Estudantes do Sigma conquistam 11 medalhas de ouro na Olimpíada Canguru de Matemática

A partir das olimpíadas de conhecimento, discentes têm os conhecimentos testados e são estimulados a estudar os conteúdos de maneira aprofundada, o que muitas vezes não é possível dentro da matriz curricular tradicional, por falta de tempo hábil. O Colégio Sigma tradicionalmente incentiva a participação nestes jogos e, este ano, 87 dos nossos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais até a 3ª série do Ensino Médio realizaram as provas da Olimpíada Canguru de Matemática.

Com mais um resultado positivo, ao todo, tivemos 11 premiados, todos com medalhas de ouro. A Olimpíada Canguru de Matemática é uma competição anual que teve sua origem na França e atualmente está presente em 80 países, incluindo o Brasil. A cada edição cerca de seis milhões de jovens em todo o mundo participam do torneio e testam os seus conhecimentos na área. “Nós, professores, temos um imenso orgulho dos nossos estudantes participantes. É gratificante ver a força de vontade deles. São todos vencedores, pois se empenharam, se dedicaram e fizeram o melhor”, afirma o professor Marcelo Almeida, gestor da disciplina de matemática do Colégio Sigma.

Marcelo explica que o estudante não precisa ser um especialista para participar, basta criar uma boa estratégia combinada com conhecimento. “A Olimpíada Canguru ajuda os jovens a melhorarem suas habilidades de raciocínio lógico, que, a meu ver, é o recurso mais importante para os testes que eles enfrentarão ao longo do caminho. A prova apresenta questões de diferentes níveis de dificuldade que potencializam o raciocínio lógico e visa ao aprimoramento e à interpretação de questões”, explica.

Durante a competição os participantes são divididos em seis níveis, de acordo com o grau de escolaridade, sendo quatro para o Ensino Fundamental e dois para o Ensino Médio. As provas exigem habilidades de raciocínio e conhecimentos técnicos.