logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

4 benefícios que as atividades complementares podem trazer!

Atividades complementares no Sigma

*Imagem tirada antes da pandemia do Covid-19

Você sabe o que são e quais os benefícios das atividades complementares para o aprendizado na Educação Básica?

O desenvolvimento do aluno nas fases do seu aprendizado não depende apenas do aprendizado cognitivo. A construção do conhecimento exige, além do aprendizado convencional, a experimentação e a atuação direta do aluno no processo de ensino.

É essencial a existência de atividades extracurriculares nas instituições de ensino como complemento para a educação formal.

Mas quais são os benefícios das atividades complementares e como acontecem na prática? É justamente isso que abordaremos neste post. Confira! 

O que são atividades complementares

É preciso entender primeiro o que são atividades complementares. Essa prática, que tem por objetivo proporcionar a construção completa do aprendizado, está integrada ao Currículo Escolar e proposta pedagógica.

Em outras palavras, são atividades, projetos e oficinas ofertadas ao aluno no contraturno das aulas convencionais.

Elas têm por intuito oferecer um aprendizado mais dinâmico, onde o estudante tem um papel de destaque na construção do seu conhecimento.

O aluno tem a oportunidade de experimentar e interagir com outros conhecimentos de perto.

A importância das atividades complementares na proposta pedagógica

A educação formal costuma abordar temas e assuntos de forma única, onde o desenvolvimento cognitivo do aluno se limita apenas ao que é passado em sala de aula. Com isso, a instituição de ensino deixa outros aspectos importantes para sua formação em segundo plano.

Por outro lado, as atividades complementares são fundamentais para que o estudante possa se desenvolver por completo. Aqui, outras características e habilidades são trabalhadas, especialmente com foco nas diretrizes de aprendizagem destacadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nesse sentido, tanto o conhecimento técnico quanto habilidades socioemocionais e cognitivas são construídas por completo. 

Quero visitar o site!

Os benefícios que as atividades complementares podem trazer

Mas quais são os benefícios das atividades complementares para o aprendizado do aluno? Ao fazerem parte da rotina das instituições de ensino, atividades pedagógicas complementares auxiliam  na construção do conhecimento do aluno.

Essa metodologia ativa, onde o aluno é protagonista do seu próprio conhecimento, traz vantagens para o desenvolvimento e construção do conhecimento. Porém, os benefícios não se limitam apenas a isso. 

Melhora do desempenho em sala de aula

Um deles é a possibilidade de estimular o aluno na busca pelo conhecimento e aprendizado. Isso, por sua vez, tem consequências diretas na melhora do desempenho em sala de aula.

Oferecer ao aluno um novo canal de aprendizado garante uma melhora em diversos aspectos do seu processo de aprendizagem. 

Mantém os estudantes em um ambiente saudável

Outro dos benefícios das atividades complementares é a manutenção do estudante em um ambiente saudável, que proporcione o seu desenvolvimento.

Com os espaços das atividades, o aluno tem contato e interação direta com um ambiente seguro e confiável.

Desenvolvimento de habilidades e conhecimentos

Além desse contato com um ambiente seguro, há também um estímulo ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos.

Não apenas de habilidades cognitivas, como também relacionais e afetivas. A educação socioemocional, aliás, é fundamental para que o aluno aprenda a se relacionar e se expressar melhor.

As atividades complementares ainda proporcionam a descoberta de novos talentos, algo essencial para a autoestima e motivação do estudante. 

Estímulo à disciplina

Ainda se destaca como vantagem das atividades complementares o estímulo à disciplina e compromisso do aluno.

Diferente do ensino convencional, com essas atividades o estudante tem uma participação ativa em seu aprendizado. E é justamente isso que proporciona um maior compromisso com o conhecimento. 

Exemplos de atividades complementares

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios das atividades complementares, especialmente para um maior estímulo às metodologias de estudo em sala de aula, o que podemos considerar como exemplo dessas atividades?

Para te ajudar a entender melhor como são desenvolvidas as atividades complementares, separamos aqui alguns exemplos aplicados no colégio Sigma. Confira em nosso site!

O Sigma, colégio particular em Brasília, tem um compromisso com o desenvolvimento completo dos alunos, bem como do potencial individual para além do conhecimento acadêmico, integrando os aspectos intelectual e socioemocional.

Quer saber mais sobre as atividades complementares desenvolvidas no Sigma? Acesse nosso site e saiba mais!

Quero visitar o site!

Postado porColégio Sigma

Postado em7 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar