logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

As 5 melhores práticas de como lidar com a diversidade cultural!

Alunas de diferentes grupos étnicos

*Imagem tirada antes pandemia do Covid-19

A diversidade cultural é um dos temas mais importantes a serem abordados não apenas em sala de aula como também em casa.

Isto é, além das instituições de ensino, os pais também devem estender esse aprendizado no âmbito familiar. De modo geral, os debates sobre a diversidade estão cada vez mais inseridos em nossa sociedade.

E isso se deve, essencialmente, à importância do assunto, que há muito tempo é negligenciado ou considerado um tabu.

Para que a criança e o adolescente tenham um completo desenvolvimento cultural e social, falar sobre a diversidade é essencial.

Mas como abordar o assunto em casa? Para ajudar você, separamos as 5 melhores práticas de como lidar com a diversidade cultural. Continue a leitura e saiba mais!

A diversidade cultural

A diversidade cultural é um tema essencial e que deve fazer parte do desenvolvimento do aluno, dentro e fora da escola.

Isto é, não apenas a comunidade escolar como também a família têm um importante papel no aprendizado consciente do aluno. Assim, é possível apresentar para a criança as melhores formas de lidar com os preconceitos existentes na sociedade. 

A importância em se trabalhar com a diversidade

De modo geral, trabalhar com a diversidade cultural é fundamental para a construção de uma sociedade integradora. A saúde e o dinamismo social dependem do desenvolvimento de cidadãos conscientes da importância do respeito das diferenças.

O trabalho com o tema, nesse sentido, é uma forma de estimular não apenas o respeito mas também derrubar estigmas e preconceitos.

A diversidade cultural em sala de aula

Para essa construção, a escola, por meio de sua metodologia de ensino, deve garantir um debate amplo a respeito das diversidades.

O ambiente escolar deve ser compreendido como uma oportunidade de ensinar e desenvolver um aprendizado consciente. Em sala de aula, o aluno tem um contato com um ambiente novo, sendo este um caminho para o desenvolvimento da diversidade.

Uma educação multicultural deve ser proposta com o objetivo de moldar um pensamento plural, com o reconhecimento e a aceitação daquilo que é diferente e enriquecedor.

E também em casa

Mas não é só na escola que o trabalho com a diversidade cultural deve acontecer. Isto é, o tema também deve ser abordado no ambiente familiar.

Os pais desempenham um papel essencial na formação e no desenvolvimento da criança e do adolescente. Por esse motivo, trabalhar as diferenças em casa é tão importante.

Apesar de ser um assunto trazido pela instituição de ensino em seu projeto político pedagógico, a diversidade escolar é um tema que, por sua importância, está inserido em outros âmbitos da sociedade.

É necessário que a sociedade, como um todo, valorize as diversidades, colaborando com o respeito e a conscientização das diferenças em toda a cultura. 

Quero assinar a newsletter!

As 5 melhores práticas de como lidar com a diversidade cultural

Além da comunidade escolar, a responsabilidade dos pais no trabalho com a diversidade cultural merece destaque. Essa responsabilidade é tida como uma verdadeira metodologia de ensino, estimulando, ainda, o aprendizado fora do ambiente escolar.

Mas como os pais podem trabalhar com esse tema para auxiliar no desenvolvimento cultural e social do aluno?

Para ajudar você a estimular um desenvolvimento completo da criança, separamos as 5 melhores práticas de como lidar com a diversidade cultural. Confira! 

A literatura infantil

Uma das principais formas de lidar com a diversidade cultural fora do ambiente escolar é por meio da literatura infantil.

Estimular a criança a ler e a interagir com diferentes histórias e personagens da literatura infantil é uma excelente forma de colocá-la em contato com a diversidade.

Com essa atitude, é possível aproximar a ficção da realidade, auxiliando as crianças a entenderem e respeitarem as diferenças através da leitura.

Por meio de personagens, a criança consegue, com mais facilidade, interagir e aprender, logo, essa prática serve, ainda, como uma importante metodologia de ensino. 

Atividades que ensinem valores

Outra forma de lidar com a diversidade cultural fora do ambiente escolar é adotar atividades que estimulem a educação com valores.

Assim como outros temas, a valorização da diversidade é um dos fundamentos básicos de um ensino integrativo.

Sendo assim, educar a criança com valores relacionados à aceitação e ao respeito às diferenças é essencial. Nesse sentido, para que haja uma diversidade escolar, aplicar atividades que fortaleçam os vínculos do aluno com o diferente pode ser de grande ajuda. 

Fortalecimento da autoestima com figuras representativas

Assim como as atividades que educam com valor, ainda é possível fortalecer a autoestima e lidar com a diversidade por meio de figuras representativas.

Não só adultos como também crianças podem ter um desenvolvimento intelectual, cultural e social com base em figuras representativas.

Investir nessa representatividade dentro e fora da sala de aula pode afastar dos pequenos diversos tipos de preconceitos e discriminações. Isso, aliás, também tem forte relação com o estímulo à autoconfiança e à autoestima dos alunos. 

Dinâmicas de integração

Mais uma forma de se trabalhar com o aprendizado das diversidades em casa é com atividades dinâmicas de integração.

Uma das melhores formas de ensinar os pequenos sobre a importância do respeito e da integração do próximo na sociedade é por meio de dinâmicas reflexivas.

Estimular o pensamento crítico e o respeito a diferentes classes, além do reconhecimento delas, é fundamental no desenvolvimento do aluno. 

Diversidade por meio de filmes

Outra prática de ensino da diversidade cultural se dá a partir de um entretenimento infantil, como os filmes.

Essa ferramenta é um poderoso recurso que os pais têm à disposição para abordar o tema em casa. Além de atuais, esses conteúdos podem gerar identificação, além de um entendimento mais leve sobre temas relevantes socialmente. 

O papel do colégio na diversidade na educação

A diversidade escolar e cultural é um tema cada vez mais importante e que deve fazer parte do projeto político pedagógico das instituições de ensino em todo o Brasil.

Justamente em um colégio particular em Brasília, o papel do colégio na diversidade na educação busca abordar o tema em sua proposta pedagógica.

A instituição de ensino é parte fundamental da sociedade não apenas no desenvolvimento consciente do aluno como em sua integração completa no meio social.

Gostou do nosso post? Você pode acessar muitos outros conteúdos como este. Para isso, basta assinar a nossa Newsletter para não perder nenhuma novidade!

Quero assinar a newsletter!

Postado porColégio Sigma

Postado em2 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar