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As diretrizes curriculares nacionais do Ensino Fundamental!

By 1 de junho de 2021Blog, Ensino Fundamental

Alunos do Ensino Fundamental em sala de aula

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental ou DCNs nada mais são do que um conjunto de parâmetros e princípios estabelecidos com o objetivo de nortearem a Educação Básica no Brasil.

Tais diretrizes orientam instituições de ensino e educadores quanto aos fundamentos e procedimentos adotados do ao ano da criança. Para isso, as diretrizes curriculares se baseiam especialmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental trazem uma ideia de educação como direito essencial da criança. 

E para que esse direito seja exercido em toda Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais trazem, para o Ensino Fundamental Completo, fundamentos indispensáveis a serem aplicados em sala de aula.

Nas diretrizes, o currículo do Ensino Fundamental possui uma base nacional comum. Dessa forma, é possível estabelecer, em todas as instituições de ensino, um mesmo parâmetro.

Mesmo com as diretrizes comuns, ainda são abertos espaços para que haja um desenvolvimento com base também na diversidade, levando-se em consideração cada região e suas peculiaridades. Todo esse trabalho é desenvolvido em duas fases.

Ensino Fundamental 1

Isto é, o Ensino Fundamental Completo é dividido em dois períodos importantes. O primeiro, o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, considera o currículo entre o 1º e o 5º ano, para estudantes de 6 a 10 anos de idade.

Nessa fase, há uma atenção maior para o desenvolvimento do aluno quanto às habilidades e competências primárias, como ler, escrever e interpretar. 

Ensino Fundamental 2

Já a segunda fase, o Ensino Fundamental – Anos Finais, compreende o período entre o 6º e o 9º ano, ou seja, as idades entre 11 e 14 anos.

Além de abranger a fase de alfabetização, que teve início no período anterior, nesse período há um estímulo ao desenvolvimento geral do aluno.

Isto é, essa fase serve como um complemento para a educação do estudante, levando-o a desenvolver as habilidades necessárias para o seu ingresso no Ensino Médio. 

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A BNCC do Ensino Fundamental

De um modo geral, ambas as fases do Ensino Médio possuem, como diretriz, o que é indicado pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental.

Esta, por sua vez, define quais são os processos de aprendizagem e os conhecimentos que o aluno precisa desenvolver.

A BNCC traz, em seu bojo, quais são as competências e habilidades essenciais para a formação do estudante.

Nesse sentido, habilidades são entendidas como forma de expressar os aprendizados essenciais do aluno; enquanto isso, as competências compreendem a mobilização de conhecimento, habilidades práticas cognitivas e socioemocionais do estudante.

Para que haja uma correta aplicação das diretrizes, tais conceitos devem ser aplicados juntamente à Proposta Pedagógica das instituições. E isso vale tanto para os anos iniciais quanto finais. 

(BNCC) Ensino Fundamental Anos Iniciais

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, a BNCC busca valorizar as situações lúdicas direcionadas para a aprendizagem. É nesse período que ocorrem as maiores articulações com as experiências que o aluno teve na Educação Infantil.

Para que haja uma maior adaptação do aluno em um novo ambiente, são provocados estímulos na busca pelo seu desenvolvimento.

Nesse período, a criança vivencia mudanças e experimenta novas interações com o ambiente. Logo, a BNCC Ensino Fundamental Anos Iniciais reflete não apenas na forma de aprender, mas também em sua relação consigo mesma. 

(BNCC) Ensino Fundamental Anos Finais

No Ensino Fundamental anos Finais, o aluno lida com uma complexidade maior de desafios.

A criança e o adolescente, nos anos finais, devem aprender a trabalhar com diferentes lógicas de organização. Nessa fase, há um maior estímulo ao aprendizado em diversas áreas do conhecimento.

Ou seja, diferentemente dos anos iniciais, existe uma necessidade maior de especialização. Essa necessidade é inserida em componentes curriculares, desenvolvendo-se um aprendizado dinâmico, com foco em ampliar o repertório de conhecimento do aluno. 

O processo de aprendizagem

No Ensino Fundamental, o processo de aprendizagem tem como base as diretrizes curriculares nacionais do Ensino Fundamental e a BNCC.

O objetivo é buscar uma completa assimilação dos conhecimentos e das habilidades do estudante no desenvolvimento de suas capacidades.

A instituição de ensino deve buscar desenvolver um plano de aula com foco na construção de um conhecimento atual. Essa é uma ferramenta essencial aos educadores, especialmente para a organização dos conteúdos e das informações que serão transmitidos ao aluno. 

A função das diretrizes no processo de aprendizagem

Para tanto, as diretrizes desempenham, para o processo de aprendizagem, um papel de definição e organização.

Isto é, ela é o instrumento que traz uma visão mais ampla sobre os princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica.

Em outras palavras, são as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental que orientam a escola e o educador na organização, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas.

A Construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades

Isso ocorre para que haja uma completa construção de conhecimento e habilidades na formação do aluno. Tanto na fase de Ensino Fundamental 1 quanto no Ensino Fundamental 2, a aprendizagem deve acontecer com foco na completa formação do estudante.

Para que isso aconteça, é essencial que a escola tenha como foco, em sua proposta pedagógica, um aprendizado colaborativo.  E esse é um dos objetivos que o Sigma tem com seus alunos.

Nós acreditamos que a força da transformação move o aprendizado, e sabemos que cada um tem o poder de colaborar na construção da realidade, todos os dias.

Somos um colégio particular em Brasília que acredita na potência infinita de cada um. Por isso, estimulamos o protagonismo, o olhar crítico e a capacidade de realização.

Oferecemos educação de qualidade, abrangendo projetos multidisciplinares que geram reflexões e experiências que contribuem muito no percurso da aprendizagem.

Valorizamos não só o objetivo final, mas também o caminho para chegar até lá. Nessa caminhada, os alunos têm vivências que geram conhecimento com significado e resultados excelentes.

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