Skip to main content

Colégio Sigma promove projetos e atividades interdisciplinares sobre educação ambiental durante todo o ano letivo

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente propõe sensibilizar acerca da importância da preservação dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, desenvolver atitudes que contribuam para a solução dos problemas ambientais. Por meio de projetos e atividades interdisciplinares, o tema faz parte do currículo do Colégio Sigma durante todo o ano letivo com a proposta de que os estudantes saibam desde a primeira infância como podem contribuir para preservar o meio ambiente.

Segundo a professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Sandra Kelly, é importante mostrar aos estudantes problemas reais, como mudanças climáticas, poluição, queimadas e desmatamentos que afligem as florestas e apresentar formas efetivas e práticas de como todos podem ajudar. “Sabemos que a única maneira de reverter os problemas ambientais é instruindo as crianças de hoje, que serão os adultos amanhã. Por isso, no Sigma, nosso objetivo é suscitar uma postura crítica quanto à conscientização e preservação dos recursos naturais, a partir de atividades pensadas para cada segmento”, defende. 

Nos Anos Iniciais, por exemplo, o Meio Ambiente é trabalhado através das reportagens do Jornal Joca – jornal para jovens e crianças – atrelado aos conteúdos da disciplina de Ciências. “Durante a leitura e reflexão de informações da atualidade, podemos debater e aproximar situações reais e relatos daquilo que as crianças vivenciam e observam em sociedade, de modo que tenham sempre a vivência atrelada ao conteúdo explorado”, comenta.   

Outra forma de aprimorar a educação ambiental é motivar os estudantes, mostrando que, mesmo com pequenas ações, eles podem desenvolver valores em prol da preservação do planeta e, com isso, colaborar para o bem coletivo. “É importante salientar que orientando a criança é possível atingir os adultos com os quais ela convive. Por isso, também prezamos por propor rodas de conversa, exposições, palestras, exibição de filmes e leitura de obras literárias sobre o tema nas diferentes disciplinas”, defende Sandra.