logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

Como é o desenvolvimento da autonomia e da criatividade no colégio?

Alunos do Sigma brincando com jogos relacionados à criatividade e autonomia

*Imagem tirada antes da pandemia do Covid-19

O desenvolvimento da autonomia e da criatividade da criança é um dos principais objetivos de uma instituição de ensino. Fazer com que haja um protagonismo no aluno em sala de aula é essencial no processo de aprendizagem.

Com isso, torna-se fundamental desenvolver práticas de ensino com Metodologias Ativas.

Tais metodologias atuam diretamente no desenvolvimento da autonomia e da criatividade na infância, o que, por sua vez, permite a construção de uma personalidade mais saudável, além de competências e habilidades essenciais para a criança.

Mas como é o desenvolvimento da autonomia e da criatividade no colégio? Como isso se dá na prática? É o que você vai ver neste post. Continue a leitura para saber mais!

Educação criativa: a autonomia e a criatividade no colégio

Afastando-se de uma metodologia de ensino ultrapassada, as instituições de ensino devem adotar uma aprendizagem que busque não apenas alfabetizar a criança como também colaborar para o seu desenvolvimento.

E isso envolve um estímulo à construção da autonomia e da criatividade no colégio. Essa Educação Criativa envolve uma metodologia de ensino-aprendizagem que possibilita às instituições de ensino uma aproximação com o mundo real.

Isto é, fora da escola, especialmente no mercado de trabalho, diversas habilidades e capacidades são valorizadas. E duas delas são justamente a autonomia e a criatividade.

Existe a necessidade de se trazer ao ambiente escolar uma abordagem diferente, especialmente com o protagonismo do aluno, e uma dessas abordagens diz respeito às Metodologias Ativas.

As Metodologias Ativas

Mas o que são as Metodologias Ativas? Em resumo, o modelo busca trazer para o aluno um papel de protagonismo no seu próprio aprendizado.

Isto é, por meio dele, é o estudante o maior responsável pelo seu desenvolvimento em sala de aula. Nesse sentido, o objetivo é incentivar que a absorção do conteúdo em sala se dê com mais autonomia e participação.

Com a autonomia do aluno em seu próprio aprendizado, há também um maior estímulo ao seu desenvolvimento.

A importância do desenvolvimento da autonomia e da criatividade do aluno

Como destacamos acima, a construção da autonomia e da criatividade infantil permite a construção de uma personalidade mais saudável.

Essa prática garante um maior desenvolvimento de habilidades socioemocionais, fundamentais para o aprendizado infantil.

A conquista da autonomia como protagonismo do aluno no processo de aprendizado traz um estímulo para uma convivência saudável. Isto é, por meio do ensino-aprendizagem da autonomia, a criança pode entender melhor seu papel como parte de um todo que é a sociedade.

Da mesma forma ocorre com uma educação com foco na criatividade característica essencial no desenvolvimento do estudante. Entre os benefícios de uma educação criativa com metodologias ativas, é possível citar:

- Maior estímulo à proatividade;

- Capacitação para a resolução de problemas;

- Incentivo à construção de um pensamento crítico e criativo;

- Aumento da independência emocional e intelectual;

- Construção de autoestima, além do desenvolvimento do corpo e da mente.

Quero fazer um tour virtual!

Como a autonomia e a criatividade são aplicadas em sala de aula?

Mas como a autonomia e a criatividade podem ser aplicadas em sala de aula? O que a proposta pedagógica pode trazer para fazer com que o aluno seja protagonista do seu aprendizado?

É preciso entender que cada estudante tem seu tempo e ritmo de aprendizado. O ideal é fazer com que a metodologia de ensino estimule o seu desenvolvimento com base nesse ritmo, prezando por uma autonomia maior.

Para potencializar esse modelo de ensino, é essencial a adoção de algumas práticas.

Criando um ambiente favorável

Uma dessas práticas é a criação de um ambiente favorável para um aprendizado com base na autonomia e na criatividade do aluno.

Com um espaço adequado, é possível criar um ambiente em que a exploração e a construção do conhecimento aconteça de forma mais fácil.

Especialmente na fase da Educação Infantil, o aprendizado acontece com uma interação do aluno com o ambiente, e valorizar esse ambiente é uma das melhores formas de aplicar as Metodologias Ativas.

Proporcionando liberdade para a autonomia das crianças

Outra forma de auxiliar no desenvolvimento do estudante com autonomia e criatividade é proporcionar uma maior liberdade de aprendizado.

A escola, como um todo, é um espaço de aprendizagem constante, mas para que isso se concretize, esse espaço deve criar um clima de incentivo na busca pelo conhecimento.

A segurança oferecida para que o aluno tenha liberdade de aprender é uma das melhores formas de estimular a sua autonomia.

O ambiente escolar tem a capacidade de ser um espaço que traz à tona impulsos como a curiosidade, a criatividade e a vontade de aprender.

Da mesma forma, uma criança motivada a ser parte do processo de ensino-aprendizagem tem um desenvolvimento amplo de suas capacidades.

A educação criativa no ensino de crianças e adolescentes

A Educação Criativa e as Metodologias Ativas são, hoje, responsáveis por grande parte do desenvolvimento do aluno. Em sala de aula, a construção do conhecimento com o protagonismo do aluno garante a formação de cidadãos integrados na sociedade.

Além disso, por meio dessas metodologias, é possível fazer com que o estudante tenha um real interesse em aprender.

É fundamental que a escola possa desempenhar um papel de desmistificar a ideia de que a autonomia e a criatividade são características dispensáveis no aprendizado.

A realidade, por sua vez, é bem diferente, ambos os fatores são fundamentais na formação de um profissional qualificado.

E no Sigma, colégio particular em Brasília, entendemos a importância da construção de um conhecimento com base na realidade dos dias de hoje. Justamente por isso, estimulamos o protagonismo, o olhar crítico e a capacidade de realização.

No Sigma, nossos alunos são estimulados a experimentar o mundo e interagir com ele. Dessa forma, são impulsionados a criar, questionar e construir o próprio conhecimento de forma ativa, desenvolvendo-se de modo cooperativo, com base no diálogo.

Quer saber mais como o conhecimento é construído por aqui? Então, convidamos você a fazer um tour virtual em nosso site e ver de perto como a autonomia e a criatividade são estimuladas em nossos alunos!

Quero fazer um tour virtual!

Postado porColégio Sigma

Postado em2 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar