logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

Como manter o rendimento escolar no estudo em casa após mais de um ano de pandemia?

Para manter o ritmo e a qualidade dos estudos é fundamental separar momento de lazer e descanso, aconselha professor

A educação foi um dos setores mais afetados pela pandemia. A novidade trazida por essa nova realidade que todos os estudantes estão vivendo foi a necessidade de realizar aulas remotas com o intermédio de ferramentas tecnológicas. Desde março de 2020, as aulas intercalaram entre os modelos  presencial e remoto algumas vezes por conta de aumento nos casos de infecção pelo vírus, e hoje, na maioria das escolas, seguem como híbridas. Essa inconstância e incerteza também podem prejudicar o aprendizado dos estudantes.

Uma das principais dificuldades é manter o ritmo de estudo, que muitas vezes está sendo realizado somente em casa. Além de possíveis problemas e dificuldades de acesso, com todo o cenário preocupante e os problemas que a Covid-19 trouxe, diversos alunos têm perdido o ânimo e a vontade de estudar. O professor de História do Colégio Sigma, Automagno Silva (Magno) acredita que o principal segredo é preparar uma rotina e segui-la com disciplina. “Uma atitude compromissada em relação aos estudos é a chave. Muitos costumam confundir os conceitos de motivação e disciplina. Fazer algo, estando motivado é fácil, difícil é quando bate o cansaço e um monte de outras coisas aparecem para dificultar, numa conjuntura como a que estamos vivendo é normal ficar ansioso, inseguro e ter mais dificuldade para se concentrar. A diferença entre estar motivado e ser disciplinado é justamente essa, a motivação, na maioria das vezes, é passageira e depende de estímulos externos, já a disciplina é uma decisão pessoal que nos ajuda a mobilizar todas as nossas capacidades na realização daquilo que reconhecemos como importante para nós”, pontua o professor.

Magno separou dicas para auxiliar, tentando diminuir os efeitos negativos e reforçou que os estudantes precisam também separar um momento para lazer e descanso para manter o ritmo e a qualidade dos estudos. São elas:

1 - Escolha um ambiente adequado para assistir às aulas. É fundamental não ter distrações, por isso, mantenha aparelhos eletrônicos desligados, como se estivesse em sala de aula física. Combine com os que moram com você de não incomodar durante as aulas. Aulas on-line exigem uma atenção ainda maior que a presencial.

2 - Peça ao professor que informe o conteúdo das aulas seguintes. Assistir uma aula online tendo uma leitura prévia do tema trabalhado ajuda bastante. É uma preparação que auxilia caso você se desconcentre por um momento.

3 - Crie uma rotina: hora de levantar, hora do café da manhã, hora do intervalo e horários diários de estudo. Essa administração do tempo e do trabalho tem impacto muito positivo no desempenho. Nosso corpo reage a essa rotina, resultando numa maior disposição para assistir às aulas e fazer as tarefas. Não esqueça de deixar espaço para assistir uma série na TV, jogos ou uma soneca. Esse tempo de “ócio” é pequeno, mas tem uma função muito importante que é “oxigenar” o cérebro, recarregar as baterias.

4 - Informe-se bem da matéria em curso e durante a semana separe algumas tardes para resolver exercícios. Há muitas plataformas na internet com exercícios disponíveis. Quando tiver dúvidas, não hesite, leve-as ao professor.

Postado porFernanda Nalon

Postado em31 de agosto de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar