O Ensino Fundamental 2 é uma das mais importantes etapas da educação e do aprendizado do aluno durante a Educação Básica. Este período, que compreende o 6º ao 9º ano do Fundamental, tem um foco no aprofundamento dos conhecimentos do estudante.
Contudo, mais do que isso, é também nessa fase em que o aluno desenvolve habilidades e competências para sua formação e ingresso no Ensino Médio.
Uma dessas competências é justamente a Língua Portuguesa. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a instituição segue bases e diretrizes para que haja o desenvolvimento da linguagem.
O principal objetivo nessa fase é fazer com que o aluno saiba ler e ouvir, escrever e interpretar.
O Ensino Fundamental 2
Como já destacamos, o Ensino Fundamental – Anos Finais é a etapa onde o aprendizado do aluno é mais desenvolvido. Aqui é onde o estudante tem a oportunidade de aprofundar o seu aprendizado.
E para que isso ocorra, a criança e o adolescente têm acesso a novos conteúdos e disciplinas mais complexas. Nesta fase, o objetivo é propiciar um desenvolvimento das capacidades intelectuais, sociais e emocionais do aluno, inclusive na disciplina de Língua Portuguesa.
As diretrizes curriculares nacionais da matéria têm como foco proporcionar uma educação continuada. As mesmas ainda indicam que a educação deve ser vista como uma forma de envolver o aluno no meio social, político ou mesmo histórico.
Mais do que apenas regras gramaticais, leitura e escrita, o ensino na Língua Portuguesa no Ensino Fundamental busca fazer com que o aluno tenha uma compreensão maior da cidadania e participação social através da linguagem.
BNCC Ensino Fundamental anos finais
A Base Nacional Comum Curricular Anos Finais Ensino Fundamental traz como parâmetro um processo de aprendizagem com maior especialização e protagonismo do aluno.
Como bem destacamos, a língua portuguesa Ensino Fundamental 2 segue tais diretrizes, aprofundando os conhecimentos introduzidos nos anos iniciais.
Além de preparar o aluno para o Ensino Médio, essa etapa da educação tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da compreensão do aluno como parte da sociedade.
A matéria deve abordar e estimular questões relacionadas à independência, responsabilidade e protagonismo juvenil.
O foco das diretrizes da BNCC Ensino Fundamental anos finais é aprofundar e ampliar o repertório de conhecimento do aluno. Com isso, é de fundamental importância que se possa fortalecer a sua autonomia.
Isso, por sua vez, garante condições e meios para o acesso e interação, criticamente, com diferentes conhecimentos e fontes de informação.
A Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
É possível destacar a Língua Portuguesa no Ensino Fundamental como uma disciplina de suma importância. Isto é, a integração do aluno no meio social ocorre justamente por meio da linguagem.
Mas, para que isso ocorra, e haja um completo desenvolvimento do estudante, seus conhecimentos, habilidades e capacidades, a instituição de ensino deve trabalhar com competências específicas, como:
– Compreensão da linguagem como fenômeno cultural, histórico e social: reconhecimento, e aplicação, da linguagem no aprendizado multidisciplinar;
– Relevância da leitura e produções orais e escritas: estímulo à prática da leitura, bem como de produções orais e escritas em sala de aula, e fora dela;
– Compreensão do fenômeno da variação linguística: auxiliar o aluno a entender as mais variadas formas de linguagem;
– Empregar a variedade e o estilo de linguagem no ensino: demonstrar ao aluno as variações que a língua apresenta, em diferentes contextos, bem como o uso correto em cada situação.
O desenvolvimento da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental 2
É possível dizer que o desenvolvimento da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – Anos Finais ocorre, em sua essência, de forma multidisciplinar.
A aprendizagem neste campo de experiência em meio à Educação Básica tem por finalidade auxiliar na integração do aluno no meio ao qual ele pertence.
O que se busca nessa etapa da educação não é apenas a capacidade da escrita e interpretação de textos.
O que se visa com a Língua Portuguesa no Ensino Fundamental 2 é o reconhecimento da função social da língua e da leitura como parte da vida do aluno.
O emprego da oralidade, da leitura e da escrita é feito de forma mais natural em todo o processo de aprendizagem.
Atividades complementares que auxiliam em seu desenvolvimento
No entanto, para que esse processo ocorra de forma completa, proporcionando a construção do conhecimento e desenvolvimento do aluno, a Língua Portuguesa não deve se limitar apenas ao que o professor passa em sala de aula.
Também se destacam como ferramentas para o desenvolvimento da disciplina as atividades complementares, com foco em quatro frentes.
Oralidade
Uma delas é a oralidade. O português, ao longo do Ensino Fundamental, no quesito oralidade, propõe-se à produção de textos orais, considerando ainda as diferenças entre língua falada e escrita.
Com as atividades complementares de oralidade, o que se busca é um trabalho de identificação das características de diferentes gêneros textuais. Além disso, há uma integração entre o oral e o escrito, complementando o aprendizado do aluno.
Leitura
Outra das atividades complementares desenvolvidas na fase de Ensino Fundamental 2 tem como foco a leitura.
Basicamente, há uma proposta ao estímulo dessa prática, especialmente de forma ativa pelo aluno como leitor, ouvinte e espectador de textos escritos.
Essa experiência busca ainda trazer reflexões a respeito de textos, desenvolvendo o pensamento crítico do estudante.
Escrita
Da mesma forma, são desenvolvidas também atividades com foco na escrita. A prática, além do desenvolvimento do aprendizado, busca potencializar uma maior alfabetização.
Ela não se limita apenas a isso. Há um estímulo para a reflexão do aluno sobre o sistema da língua, seja oral ou escrita, além das múltiplas linguagens.
Nesse sentido, busca-se fazer com que o aluno seja capaz de aplicar ao texto diferentes recursos, adaptando para uma adequação de contexto de todo o conteúdo.
Recursos Linguísticos
Dentre as atividades complementares que auxiliam em seu desenvolvimento da Língua Portuguesa ainda estão as com enfoque nos recursos linguísticos.
Relacionados com a leitura e produção textual, tais recursos têm importância significativa na vida do estudante.
É por meio dele que o aluno tem a oportunidade de aprender também a respeito de temas como ética, estabelecendo críticas para problemas em seu contexto sociocultural.
As atividades complementares que auxiliam em seu desenvolvimento da Língua Portuguesa se destacam como parte importante do projeto pedagógico das instituições de ensino.
E isso não seria diferente no Sigma.
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