logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

Plano de aula para o Ensino Médio: preparação para o vestibular

Alunos em sala de aula

Os últimos anos da escola são os melhores, segundo a maioria dos estudantes, pois é o momento de decidir sobre suas carreiras e o plano de aula para o Ensino Médio ajudará na preparação para o vestibular.

A formação da vida profissional é uma das grandes preocupações dos alunos e pais, por isso contar com um colégio que proporciona aulas especiais com foco no Ensino Superior faz toda a diferença.

A importância do Ensino Médio na vida do estudante

É dever do colégio entender quem é o estudante do Ensino Médio, seus sonhos, suas necessidades, considerando inclusive, seu momento de vida pessoal e familiar, tornando o ensino uma parte prazerosa do seu cotidiano.

Além disso, é na escola que o aluno vai formar também o seu conhecimento emocional, necessário para o convívio em sociedade e para lidar com as situações no decorrer da vida.

Portanto, proporcionar um ambiente acolhedor que o motiva e o orienta a manifestar suas ideias gera como resultado um cidadão com valores nobres e protagonista de suas próprias escolhas.

Plano de aula para o Ensino Médio

No que diz respeito ao plano de aula para o Ensino Médio, separamos algumas características que tornam uma instituição de ensino qualificada para o aluno que deseja ingressar na carreira universitária.

Índices de aprovação em provas dos vestibulares

O básico e primeiro tópico na lista, sem dúvida, é buscar uma escola que possua elevado número de estudantes aprovados no vestibular da UnB (Universidade de Brasília) e no Programa de Avaliação Seriada, conhecido como PAS vestibular.

O PAS tem grande relevância para o futuro calouro, já que é uma alternativa ao exame tradicional, permitindo ao estudante testar seus conhecimentos de acordo com seu ano escolar (1ª, 2ª ou 3ª séries), o que contribui para uma melhor preparação.

Tema e conteúdo das aulas

Seja no início, meio ou final do Ensino Médio, a proposta pedagógica deve ser correspondente às expectativas do aluno e de seus pais.

Em outras palavras, preparar o aluno para as provas de vestibulares deve ser apenas um dos objetivos, de forma que ele também tenha acesso a projetos multidisciplinares que  desenvolvam suas habilidades em resolver problemas, respeitar a diversidade cultural e aprimorar a criatividade e autonomia.

Recursos didáticos

A diversificação dos materiais de apoio são excelentes para que o aluno se sinta mais envolvido durante as aulas.

Logo, recursos didáticos como textos, vídeos, imagens, reportagens, música, jogos, filmes e acesso à internet, promovem resultados melhores de produtividade e aprendizado.

Metodologia de aprendizado

O conceito de metodologia de aprendizado nada mais é que o método utilizado pelo professor para abordar um determinado assunto e que é de grande importância para que os objetivos propostos sejam cumpridos.

Portanto, para que um plano de aula de para o Ensino Médio seja efetivo na entrega e absorção do conhecimento, precisa ser compatível com a turma e com o tipo de tema.

Como resultado, as horas de estudo em sala de aula agregarão mais à vida do vestibulando, que podem ser por meio de estudos de caso, pesquisa de campo, aula expositiva, além da aplicação de exercícios e seminários.

Leia também

- Projetos multidisciplinares: o que são e quais os benefícios?

- Como se dar bem nas provas dos vestibulares? As 6 dicas!

Quero assinar a newsletter!

Atividades complementares

Sabemos que ingressar no ensino superior ainda não é o suficiente para garantir a conclusão de um curso de graduação.

Por isso, a importância das atividades complementares, no que diz respeito às disciplinas de exatas, bem como, de humanas, que dão o suporte fundamental para que o aprendizado da faculdade seja compreendido com mais facilidade.

Aulas com foco em outras vertentes como língua inglesa, atividades esportivas e teatrais também devem fazer parte desse panorama, agregando valores à sua identidade e capacidade de decisão.

Por fim, a escola que apresenta os atributos citados ajuda o estudante a ter mais fôlego para estudar para o vestibular, que certamente, terá continuidade em casa, fazendo com que a carga de aprendizado fique mais equilibrada e com ótimo aproveitamento.

Razões para fazer um curso preparatório para o vestibular

É comum os alunos do Ensino Médio fazerem seu próprio planejamento de matérias para as provas de vestibulares, porém nem sempre é possível aprender conteúdos específicos sozinho.

Dessa forma, considerar um curso preparatório para o vestibular é relevante, onde o aluno alcança o máximo do seu potencial, com horas de estudo proporcionais às competências do programa, direcionadas por um professor ou orientador experiente e atualizado.

O foco na aprovação é importante, mas sem a motivação correta e apoio profissional é possível que seu tempo disponível seja desperdiçado pela falta de suporte e controle emocional ao lidar com um assunto complexo.

O investimento, acima de tudo, será para que você alcance seu objetivo de forma mais profissional e objetiva, e quando agregado à troca de experiência com outros alunos que tenham o mesmo objetivo que você, os resultados aparecem com mais naturalidade e em prazo menores, do que estudando sozinho e sem objetivos concretos.

Ensino Médio do Colégio Sigma e seus diferenciais

O Colégio tem um modelo de curso preparatório para o vestibular que já ajudou muitos estudantes a passarem nas faculdades mais concorridas do país.

Nosso plano de aprendizado acompanha as tendências pedagógicas, levando em conta as características e necessidades dos alunos.

Para valorizar o que o estudante tem de melhor em si, elaboramos os programas Avante e Jornada Ampliada, que o beneficia em toda sua jornada de conhecimento.

Programa Avante

O Colégio Sigma fornece atividades complementares que auxiliam e desenvolvem os alunos do Ensino Médio.

Para os interessados em se prepararem melhor para o vestibular, desenvolvemos o Programa Avante, com diferenciais que incluem suporte didático e transporte para os estudantes e futuros calouros.

Contraturno escolar

Como forma de incentivar e intensificar o aprendizado, as aulas de contraturno e Jornada Ampliada são diferenciais do colégio, que auxilia os estudantes a aprender conteúdos que favoreçam sua vivência universitária, por meio de aulas de cálculo, matemática básica, entre outras habilidades específicas.

A preparação para o vestibular, bem como o plano de aula para o Ensino Médio são oportunidades únicas e que devem ser aproveitadas para que todas as realizações sejam alcançadas.

O Sigma é um colégio particular em Brasília, tradicional em formar alunos para as melhores universidades do país, capacitando-os para a vida profissional e em conjunto com a sociedade.

Tenha um melhor rendimento dos seus estudos e coloque em prática suas habilidades: Conheça o curso preparatório do Sigma: o Avante!

Conheça o curso preparatório do Sigma: o Avante!

Postado porgustavo

Postado em24 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar