logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

Como se dar bem nas provas dos vestibulares? As 6 dicas!

Alunos do Ension Médio do Sigma preparando-se para o vestibular

Você sonha em se dar bem nas provas de vestibular da UnB e de outras universidades federais do país? Saiba que preparar-se não tem a ver com estudar longas e cansativas horas a fio, pelo contrário, é mais um processo de integração de corpo e mente, que juntos te levam a alcançar seu objetivo, sem situações estressantes que levam à ansiedade.

Separamos 6 dicas fundamentais para você se dar bem nas provas dos vestibulares, baseadas em nossa experiência, e em histórias de alunos aprovados nas melhores universidades do país.

1. Estudar em um colégio com bons resultados em aprovações

A primeira dica, sem dúvida, é contar com um Ensino Médio em uma instituição de ensino que promova  métodos de aprendizado e atividades complementares, que vão de encontro às necessidades dos futuros calouros.

As vantagens são tanto para os alunos como para os pais. No caso dos alunos, uma vez que a escola otimiza o tempo do aluno, ele consegue absorver com mais eficiência os conteúdos de vestibulares.

Já para os pais, um ponto interessante é a economia de recursos financeiros, pois o filho pode ter acesso ao ensino que ajude a reforçar suas habilidades e melhorando aquelas que ainda precisam de um refinamento, tudo isso em uma única escola.

Portanto, buscar um dos melhores colégios em Brasília, cujo plano de estudos já ajudou muitos alunos a serem aprovados no vestibular das principais universidades e faculdades do Brasil e do mundo, faz a diferença, inclusive se ela oferecer:

- Orientação acadêmica e profissional;

- Cursos com foco nas últimas provas do Enem, além do que cai na prova da UnB;

- Empatia dos profissionais da instituição, que enxergam cada aluno como indivíduo, onde o respeito e -conselhamento são feitos de forma que promovam a autoestima e autonomia das escolhas;

- Aulas criativas e dinâmicas em diversos formatos como textos, vídeos e áudios;

- Atividades diferenciadas que acompanham as necessidades e tecnologias disponíveis atualmente.

Então, escolhendo uma boa escola, o aluno tem a chance de diluir todo o aprendizado necessário, desde o 1º até o 3º ano do Ensino Médio, evitando a ansiedade e estresse, comuns em pessoas que não conseguiram absorver conteúdos mais densos durante a vida escolar.

2. Saiba o que estudar antes do vestibular

Outra dica valiosa é saber o que estudar, de preferência meses antes do vestibular, bem como o Enem, como é feita a  divisão de provas,  já que, o fator tempo pode ser um aliado na sua preparação.

Portanto, busque na Internet as últimas provas aplicadas das universidades do seu interesse, e assim, você pode analisar qual matéria precisará se dedicar mais, deixando-o mais seguro e confiante.

Outra dica relevante de alunos que já passaram no vestibular é saber como estudar para redação, pois faz toda a diferença na qualidade e produção do conteúdo a ser avaliado.

3. Cuide da sua saúde

Entrar para a faculdade é mais que a realização de um sonho, mas um processo de amadurecimento pessoal, com novas responsabilidades e início da carreira profissional.

Portanto, pensar na própria saúde como parte essencial de alcançar qualquer objetivo, favorece os resultados positivos nas provas dos vestibulares.

Então, considere incluir uma atividade física, que ajuda a melhorar a memorização, a concentração, na liberação de hormônios do bem estar, entre outros benefícios que farão a diferença até no dia da prova.

Para deixar a rotina ainda melhor, procure adotar uma dieta com alimentos mais naturais e menos ricos em açúcar e gordura, além de beber água, pois ambos ajudam na saúde e contribuem para a capacidade cerebral e corporal, evitando a preguiça, um grande inimigo de quem tem um objetivo a cumprir.

Você ainda poderá jogar videogame, assistir séries na tv e navegar nas redes sociais, contudo, compreenda que o tempo investido nos estudos é o que lhe dará mais tempo de lazer no futuro, e você vai ver o quanto valeu a pena ter balanceado o dever e o prazer no momento presente.

Quero assinar a newsletter!

4. Respeite o seu limite

Lembre-se que em meio à rotina dos estudos para o vestibular, você também terá de lidar com as aulas da escola e outras responsabilidades.

Além disso, a fase da adolescência é marcada pela transformação e transição para a vida adulta, em que os hormônios podem mexer com suas emoções e ânimo, portanto, em dias que não estiver se sentindo muito bem, permita-se descansar.

5. Crie uma rotina prazerosa

No começo do artigo, falamos sobre o equilíbrio entre  corpo e  mente, onde ambos devem estar em sintonia para que suas horas de estudo sejam produtivas e o faça se dar bem nas provas dos vestibulares.

Então, comece a criar um hábito, em que o estudo faça parte de uma rotina prazerosa, já que representa um objetivo e desejo a ser cumprido e não encare esse momento como algo negativo, mas sim, que faz parte do seu futuro.

Autoconhecimento também te ajuda a adequar seu plano de estudos, para que haja pausas e descanso o suficiente para não perder o foco, nem o ritmo!

Se sentir dificuldade em formar uma rotina de dias e horários para seu estudo, peça ajuda aos seus pais e professores, que certamente lhe darão ideias e conselhos interessantes para o seu melhor aproveitamento.

6. No dia antes da prova

Enfim, o dia da prova se aproxima e o bacana é descansar e distrair a mente, com uma alimentação leve e uma boa noite de sono.

Comemore as conquistas de ter realizado um cronograma de estudos, que lhe deixou seguro sobre como como passar no vestibular e que agora, basta colocar em prática os seus conhecimentos.

Concluindo, estudar em um ambiente acolhedor com profissionais experientes e que realmente entendam seus sonhos e propósitos, é o que faz toda a diferença para você se dar bem nas provas dos vestibulares.

Mas isso não é tudo! E para complementar sua leitura, leia nosso post especial sobre os 8 itens para avaliar antes de fazer a matrícula escolar.

Quero saber o que avaliar antes da matrícula!

Postado porColégio Sigma

Postado em11 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar