logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

8 itens para avaliar antes de fazer a matrícula escolar

Alunos do Ensino Infantil do Colégio Sigma

Nós, do Colégio Sigma, separamos 8 itens para serem avaliados antes da matrícula escolar e, até mesmo, da renovação da matrícula, uma vez que a vida educacional faz parte ativa do desenvolvimento da criança e do adolescente, sendo cada vez mais necessário prepará-los para a vida adulta.

A saber, o ensino vai muito além das matérias escolares, como fórmulas de matemática e regras gramaticais, sendo responsável também por formar a opinião e o caráter de cada indivíduo por meio da convivência com professores, alunos e outros profissionais que dividem o ambiente estudantil.

Considerando que a fase escolar é importante não apenas para o aluno, mas também para seus pais, os 8 itens para se avaliar antes da matrícula escolar e que você vai conferir a seguir seguem a ideia primordial da educação e da socialização.

Quero agendar uma visita!

1. Proposta pedagógica

Uma boa proposta pedagógica deve ter como uma de suas finalidades preparar os alunos para os desafios da vida, estimulando-os ao conhecimento de suas habilidades, e que as experiências dentro do ambiente escolar possam ser utilizadas conforme suas vivências mundo afora.

Aqui no Sigma, por exemplo, seguimos as regras de Educação Básica conforme a BNCC da Educação Infantil, além do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), em que as aulas estimulam a conscientização por meio do ensino teórico equilibrado às aulas práticas.

Como parte da matriz curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, a prática de sustentabilidade é vivenciada pelos alunos que experimentam a sensação de plantar os alimentos na horta da escola, associando o processo com situações reais, em que o fazer e o esperar são elementos naturais na vida do homem.

Enfim, a proposta pedagógica é um item primordial para se avaliar antes da matrícula escolar, pois, a princípio, deve conter projetos multidisciplinares compatíveis não somente à fase educacional, mas também que considere as mudanças física e comportamental do aluno.

Outros projetos e feiras em que as famílias podem participar também são interessantes, melhorando a integração completa do aluno.

2. Conhecer os valores da instituição escolar

Cada instituição de ensino tem seus valores, inclusive, são o diferencial entre uma escola e outra, logo, devem ser compatíveis com a visão dos pais e, até mesmo, com as características individuais do aluno.

O Colégio Sigma preza pelo respeito às diferenças e ao valor moral, já que o intuito é formar cidadãos que contribuam para a sociedade com suas habilidades e empatia pelo próximo.

Portanto, procure saber com a escola e com outros pais como é o posicionamento da instituição em casos de bullying, preconceito e violência, já que são fatores que podem prejudicar o desenvolvimento psicossocial do indivíduo.

3. Ensino híbrido

Diante da atual situação de saúde que envolve o Brasil e outros países do mundo, é importante avaliar se a escola possui a alternativa do ensino híbrido.

Avaliar até mesmo a troca de escola do seu filho por outra mais segura é importante para que o estudo continue sendo o foco principal, evitando preocupações extras no aluno e na pessoa em formação.

Veja Também:

- Ensino híbrido: como é aplicado na prática? Os 4 desafios!

- As 5 melhores práticas de como lidar com a diversidade cultural!

Quero agendar uma visita!

4. Atividades complementares

Entender que cada aluno é único e como cada conteúdo pode ser absorvido de forma diferente de uma pessoa para outra é papel de todos os profissionais da educação.

Seja para os alunos que precisam consolidar seus conhecimentos em matérias fundamentais como a Matemática ou para aqueles que desejam se preparar para a universidade, em especial para a área de exatas, são de grande relevância as atividades complementares.

E os benefícios vão além da compreensão técnica, pois contribuem para o aumento da autoestima pessoal, motivando ainda mais o aluno a dedicar-se aos estudos que o formarão na área profissional desejada.

5. Promoção de cultura e tecnologia

Cultura e arte são essenciais tanto na história da sociedade quanto na formação do pensar da vida humana. Grandes personalidades de diversas áreas ainda são referências nos tempos atuais.

Já a tecnologia é algo inevitável no presente e no futuro. O pensamento computacional, bem como outras vertentes computacionais, têm contribuído para solucionar os mais diversos problemas pessoais e empresariais.

Então, contar com um ensino que destaque as áreas do conhecimento (humanas e exatas) bem como seus respectivos valores é, sem dúvida, um ponto positivo na decisão da matrícula escolar.

6. Resultados na aprovação de exames

Conhecer o número de alunos aprovados no vestibular e as notas do Enem é fundamental, já que esses resultados comprovam o desempenho do aluno e da instituição em prol dos resultados desejados.

Ou seja, os últimos anos da vida educacional têm um grande peso na vida do indivíduo, uma vez que a fase fisiológica se transforma em paralelo aos seus sonhos e objetivos, e cabe à escola apoiar e conceder ferramentas que ajudem o aluno nessa realização.

7. Deixe seu filho participar do processo

Certamente, o seu filho tem alguns critérios quanto ao ambiente em que passará boa parte do seu dia.

Então, após você ter escolhido algumas escolas que estejam dentro dos seus requisitos, permita que ele participe do processo falando sobre os pontos positivos e negativos de cada uma delas e como podem influenciar na matrícula escolar.

Dessa forma, ele estará colocando em prática os próprios valores, tal como é a proposta do novo Ensino Médio, em que o aluno deve sentir a responsabilidade das tomadas de decisão, favorecendo, assim, o seu próprio amadurecimento e se preparando para os desafios da fase adulta.

8. Infraestrutura e localização

Segurança, limpeza e organização são aspectos que fazem a diferença no dia a dia do aluno e tranquiliza os pais.

Portanto, antes de fazer a matrícula escolar, verifique as dependências da unidade e tire suas dúvidas quanto às regras internas.

Além disso, atente-se à localização da escola e o que há no entorno dela, de modo que contenha vias bem iluminadas e com fácil deslocamento.

Agora que você já sabe quais critérios são importantes, agende sua visita no Colégio Sigma, um colégio particular em Brasília com valores atemporais e que está entre os melhores do Distrito Federal.

Quero agendar uma visita!

Postado porColégio Sigma

Postado em8 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar