logo colégio sigma
Agende uma visita
Menu

Como é feita a aprendizagem baseada em problemas? Entenda!

ALunos do Sigma em aprendizagem baseada em projetos

*Imagem tirada antes da pandemia do Covid-19

A aprendizagem baseada em problemas é uma das metodologias da proposta pedagógica do Colégio Sigma que, por meio das ferramentas educacionais apropriadas, conseguem potencializar habilidades individuais habilidades que contribuem para tomada de decisões importantes em situações de conflitos do cotidiano.

Sabemos o quanto isso é importante, e nós, e nós do Sigma, como instituição de ensino e formação integral, buscamos motivar a formação de cidadãos capazes de ajudar a si mesmos e ao próximo, até porque o raciocínio lógico e o equilíbrio emocional são áreas constantemente utilizadas ao longo da vida.

Etapas da aprendizagem baseada em problemas

Em cada fase escolar, o Colégio Sigma atende ao proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica, de forma a proporcionar aos alunos a compreensão dos valores que ensinamos, dos conteúdos e das atividades realizadas dentro e fora de sala de aula, que servirão a curto, médio e longo prazo.

Em outras palavras, o foco está em formá-los para a sociedade, uma vez que todo aprendizado será útil a longo prazo, não servindo apenas para a realização de provas. 

Por essa razão, a aprendizagem baseada em problemas é desenvolvida com os alunos, já que o universo profissional somado à rapidez das mudanças na sociedade e à alta concorrência no mercado de trabalho e empreendedorismo exigem pensamentos e ações que tragam resultados satisfatórios para se manter ativo dentro de determinado segmento.

Educação Infantil

Estimular o conhecimento, a capacidade intelectual e a socialização faz parte da Educação Infantil, em que a resolução de problemas é feita pela aprendizagem baseada em projetos planejados conforme a idade dos alunos nessa fase.

Os professores dos alunos de 1 a 4 anos da Educação Infantil são profissionais preparados para motivar e desenvolver os pequenos por meio de brincadeiras e atividades que ajudam na verbalização e no amadurecimento de suas próprias ideias.

Os benefícios de metodologias ativas na Educação Infantil vão desde elevar a autoestima até a construção do conhecimento e do adulto com mais iniciativa e capacidade de resolver situações de forma mais prática.

Aqui no Sigma, os projetos da Educação Infantil são atualizados a cada ano porque são construídos a partir da escuta aos alunos e dos repertórios que se apresentam ao longo das aulas.

Quero assinar a newsletter!

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

O Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) é o momento em que o processo de ensino-aprendizagem tem como foco as situações mais desafiadoras e que os recursos tecnológicos são fornecidos aos alunos, de modo a ajudá-los no manejo de ferramentas que serão parte do cotidiano de suas tarefas.

Assim sendo, o ensino nessa fase contempla conhecimentos essenciais, como educação financeira, pensamento computacional, desenvolvimento e leitura de textos, raciocínio lógico e matemática, em que cada um deles são formatados para que cada indivíduo consiga desenvolver-se ativamente, sendo o aluno o protagonista dos aprendizados que o fizeram alcançar tais resultados.

Ensino Fundamental – Anos Finais

O método de aprendizagem do Colégio Sigma é um dos nossos diferenciais. Os alunos do Ensino Fundamental II são orientados por estudos e projetos que os guiam para a construção de um raciocínio crítico desde pequenos.

É durante essa fase que eles são integrados a excursões, feiras e exposições, além de projetos de sustentabilidade, trazendo, assim, maior vivência e consciência sobre seu papel na sociedade, uma vez que suas escolhas geram resultados.

Ensino Médio

À medida que o aluno se desenvolve intelectualmente, a metodologia ativa de ensino se adequa às necessidades e aos desejos dessa fase, em que se considera a transição hormonal característica dos adolescentes e as preocupações quanto ao futuro profissional.

Logo, a aprendizagem baseada em problemas tem como foco desenvolver a resiliência, a autonomia e o trabalho em equipe, sempre com a orientação dos professores, da Orientação Pedagógica e da Secretaria de Cursos, de modo a ajudá-los a encontrar a profissão com a qual se identificam.

Exemplos da aprendizagem baseada em problemas

O Colégio Sigma é referência de colégio particular em Brasília. Suas atividades complementares, programas e projetos, baseadas em problemas são focadas não apenas em formar alunos, mas também formar pessoas que contribuam para a sociedade e conquistem a si mesmas pelo autoconhecimento.

Autoestima

Não há nada mais gratificante que solucionar um problema, desde uma conta matemática a algo que afete a vida das pessoas, pois isso mostra aos alunos e também a nós profissionais da educação que todo o conteúdo está levando ao caminho certo.

Portanto, tratar problemas na sala de aula é algo motivador, uma vez que todos podem aprender por meio do compartilhamento de ideias que aprofundam o saber e que, um dia, poderão ser utilizadas em outras situações.

Autonomia

Todos os pais desejam que seus filhos saibam fazer escolhas que garantam a eles um bom futuro.

E a escola se faz parceira da família, uma vez que os métodos de aprendizagem em cada fase escolar contribuem gradativamente para esse processo, favorecendo os alunos em tomadas de decisões, dando a eles mais segurança e mais responsabilidade, virtudes importantes na vida pessoal e profissional.

Valores sociais

Uma das maiores preocupações dos educadores e pais durante a pandemia, certamente, foi a falta de socialização de seus filhos, uma vez que a escola, até então, era a maior estimuladora desse atributo.

Isso porque as atividades complementares possuem um papel fundamental também na vida social, no que diz respeito ao relacionamento com o próximo, porque os problemas nem sempre estão relacionados às nossas carências, mas, sim, às dificuldades existentes ao nosso redor.

Assim sendo, o Colégio Sigma reúne as mais variadas atividades, em que a criatividade, o conhecimento e as discussões fazem parte da rotina que elevam seus potenciais.

Entre as atividades, podemos citar as aulas de teatro, Sigma Camp, Módulo Ampliado, práticas esportivas, além do exclusivo método de internacionalização, com a Red Balloon InSchool, desde os 3 anos, e o Sigma Global High School, para quem quer uma experiência no exterior, com aulas 100% na língua inglesa e com certificados válidos em mais de 80 países, além do Brasil.

Rumo ao sucesso

Um objetivo comum dos pais e de nós do Colégio Sigma, sem dúvida, é a trajetória de sucesso da vida humana dos filhos, que começa na escola, e que os acompanha ao longo da vida, onde o sucesso faz parte de cada pequena conquista e realização.

Concluindo: a aprendizagem baseada em problemas é um projeto transformador e que 

evolui com o aluno.

Continue a leitura sobre este tema e saiba quais os 4 benefícios que as atividades complementares podem trazer!

Quero saber os benefícios das atividades complementares!

Postado porColégio Sigma

Postado em9 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Sigma DF

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar