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Diversidade cultural: como é trabalhado no ambiente escolar?

By 21 de junho de 2021Blog, Diversidade cultural

Criança explorando o globo terrestre

Uma característica brasileira reconhecida mundialmente, sem dúvida, é a diversidade cultural. A partir dela, entendemos que cada região apresenta uma particularidade que foi moldada ao longo da história do país e que merece o nosso respeito.

Logo, trabalhar a diversidade cultural no ambiente escolar, em especial nas atividades complementares, e projetos interdisciplinares é uma maneira de ajudar os estudantes a compreender como os diferentes costumes são importantes para um determinado grupo e sua personalidade.

Aliás, essa heterogeneidade inserida no processo de aprendizagem favorece a troca de experiências entre os alunos e amplia seus resultados por meio de conhecimentos únicos.

Além disso, conhecer quais métodos podem levar ao melhor aproveitamento da diversidade cultural dentro de uma instituição de ensino possibilita aos pais acompanhar o desenvolvimento de seus filhos e o valor humano agregado na formação da sua própria identidade.

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A importância da diversidade cultural

A importância desse tema ser trabalhado no colégio consiste em algo muito mais complexo do que apenas ser parte de uma proposta pedagógica. Ele contribui para que as diferenças entre os alunos sejam, sobretudo, respeitadas.

Além de reconhecer e respeitar, a escola também é responsável por:

– Orientar o estudante a valorizar a cultura e o costume do próximo;

– Incentivar a manifestação de seus valores individuais;

– Estimular a exploração e a capacitação de seus atributos em prol da melhor convivência (acadêmica, pessoal e profissional).

Diversidade cultural e seus benefícios

A escola, a princípio, é um lugar em que todos ali têm um objetivo em comum: ter acesso a um futuro com excelentes oportunidades. O desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes durante a fase escolar contribui para a formação de um cidadão preocupado com a sua realidade.

 Dessa forma, desde a primeira etapa de escolarização – a Educação Infantil – as aprendizagens construídas através da interação e da convivência contribuem para a formação de um cidadão ético, que cultiva valores universalmente desejáveis. Inserir no currículo escolar projetos e/ou práticas pedagógicas que fomentem o estudo e a discussão acerca da diversidade cultural pode trazer benefícios, tais como:

– Redução do preconceito e das práticas de bullying e cyberbullying;

– Melhora na capacidade de resolver problemas;

– Maior conexão com a sociedade;

– Estímulo ao o senso de pertencimento;

– Desenvolvimento de valores como a empatia e o respeito; 

– Melhora do rendimento escolar;

– Melhor Qualidade de vida;

– Desenvolvimento de perspectivas multidimensionais e da  criatividade.

Diversidade cultural na prática

A saber, um bom colégio é aquele que apresenta diretrizes e linhas de ensino comprometidas com o interesse dos alunos, dos pais e da própria comunidade.

Portanto, é também o responsável por criar um ambiente com condições saudáveis e, de preferência, atuais, em que o educador e educandos consigam desempenhar os seus papéis e construir um ambiente de convivência ética e respeitosa

Conscientizar os estudantes sobre a diversidade na escola por meio de projetos e práticas pedagógicas, bem como sobre a necessidade de se construir um ambiente de convivência ética,é um meio de fomentar, na prática, os sensos de igualdade e justiça. 

Nesse contexto, o Colégio Sigma tem desenvolvido um programa estruturado de desenvolvimento de habilidades socioemocionais e relacionais, nos diferentes segmentos, o que tem contribuído, significativamente, para o desenvolvimento da personalidade moral, da autonomia e da regulação dos nossos alunos.

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Educação Infantil

Seja individualmente ou em grupo, é possível desenvolver a empatia pelo próximo e o respeito pela diversidade cultural também nas séries iniciais de escolarização. Os projetos pedagógicos desenvolvidos nesta etapa da escolarização também valorizam relações saudáveis e respeitosas entre pares. Nos diferentes momentos de aprendizagem, dentro e fora de sala de aula, a diversidade cultural traz atributos históricos, os quais são trabalhados de forma multidisciplinar.

Educação Fundamental – Anos Iniciais

Reconhecer a importância da literatura infantil com os clássicos brasileiros e estrangeiros é outra forma de ajudar o aluno, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a compreender as pessoas e seus costumes a partir de diferentes pontos de vista. A partir da pluralidade das ideias e concepções, o estudante é estimulado a rever os seus pontos de vista com criticidade, respeito e responsabilidade. 

Ensino Fundamental – Anos Finais

Além de favorecer a habilidade da comunicação, durante os Anos Finais do Ensino Fundamental, promover discussões acerca de temas da atualidade em sala de aula, com a mediação do professor, é uma maneira de compreender como cada experiência pessoal se relaciona com a cultura.

Ensino Médio

As práticas esportivas, por exemplo, contribuem para a disseminação do respeito e para a aceitação da diversidade no ambiente escolar do Ensino Médio. A cooperação entre pares e, até mesmo, a mediação de conflitos contribuem para o amadurecimento social, o desenvolvimento do senso de perseverança, da responsabilidade individual no trabalho em equipe e da disciplina. 

Diversidade é fazer a diferença na vida do próximo

O Colégio Sigma é um colégio particular em Brasília que tem como premissa, além da excelência acadêmica, a convivência ética e a qualidade das relações no ambiente escolar. Para isso, nosso foco está no desenvolvimento da personalidade moral dos nossos estudantes, a partir de práticas pedagógicas que se ocupam com o desenvolvimento do senso de autonomia e de responsabilidade, a partir do trabalho contínuo e da formação em serviço de professores e da equipe pedagógica. 

Para nós, o diálogo é valor. Assim, prezamos por uma gestão transparente em que famílias e escola trabalham em parceria contínua em prol da formação integral dos nossos alunos. Transformar potenciais individuais em grandes realizações é o nosso maior legado. Isso porque entendemos que o aluno é o principal protagonista do seu processo de aprendizagem e o responsável pelas suas escolhas.

Diante disso, a diversidade cultural é um tema importante e que traz significado nas nossas práticas pedagógicas. Valorizar a experimentação, as vivências e o conhecimento gerado para além da sala de aula estimula o aprendizado por múltiplos sentidos. Dessa forma, garantimos o desenvolvimento simultâneo das dimensões cognitiva e afetiva, e a formação integral do nosso aluno.

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